A NERSANT vai realizar um workshop gratuito sobre os novos materiais e nanotecnologia, que decorre já no dia 10 de Outubro, pelas 14h30, na Startup Santarém. Gary Heath, do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, especialista internacional, é o orador convidado.
Os novos materiais e nanotecnologia são de sobremaneira importantes para a economia de um país, uma vez que podem acelerar a evolução tecnológica e a competitividade internacional de um vastíssimo leque de áreas de actividades onde é aplicada, entre elas a indústria e o agro-alimentar.
A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, vai realizar, através do seu projecto financiado Ribatejo InovFin, um workshop sobre a aplicação de novos materiais e de nanotecnologias nas PME, de presença gratuita para todas as empresas que nele pretendam participar.
O workshop tem como objectivo consciencializar as empresas do potencial dos novos materiais e das nanotecnologias enquanto factor determinante da sua competitividade. A sessão inicia com a apresentação do projecto que financia a sessão, o Ribatejo InovFin, que tem entre os seus objectivos, alavancar processos de inovação no seio das empresas.
O seminário conta com a intervenção de um conceituado especialista internacional, que irá introduzir o tema “Novos Materiais e Nanotecnologia”. Trata-se de Gary Heath, do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, que explicará os conceitos de novos materiais e nanotecnologia, elucidando ainda os presentes sobre aquilo que está a ser feito com este tipo de tecnologia na actualidade e o seu potencial de utilização no futuro.
Sendo o agro-alimentar um dos sectores com mais oportunidades no âmbito dos novos materiais e nanotecnologia, e, por outro lado, com grande predominância na região do Ribatejo, o workshop do Ribatejo InovFin guardou um espaço para uma abordagem mais específica a esta actividade. A intervenção “A Aplicação da Nanotecnologia – O Caso do Sector Agro-alimentar” será realizada por Miguel Cerqueira, também do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, onde detalhará a importância desta tecnologia para o sector, as principais áreas de aplicação e possíveis aplicações em contexto empresarial. No final, haverá espaço para questões por parte da plateia, painel que será moderado por Susana Seabra, da SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação.
Importa ainda referir que o Ribatejo InovFin tem como objectivo promover a inovação como um instrumento fundamental para o aumento da competitividade das empresas, a promoção de estruturas financeiras mais equilibradas e a melhoria das condições de acesso ao financiamento por parte das PME. É financiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Este workshop do Ribatejo InovFin decorre na Startup Santarém no próximo dia 10 de Outubro, a partir das 14h30, com inscrições gratuitas.