A NERSANT vai realizar um workshop gratuito sobre os novos materiais e nanotecnologia, que decorre já no dia 10 de Outubro, pelas 14h30, na Startup Santarém. Gary Heath, do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, especialista internacional, é o orador convidado.

Os novos materiais e nanotecnologia são de sobremaneira importantes para a economia de um país, uma vez que podem acelerar a evolução tecnológica e a competitividade internacional de um vastíssimo leque de áreas de actividades onde é aplicada, entre elas a indústria e o agro-alimentar.

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, vai realizar, através do seu projecto financiado Ribatejo InovFin, um workshop sobre a aplicação de novos materiais e de nanotecnologias nas PME, de presença gratuita para todas as empresas que nele pretendam participar.

O workshop tem como objectivo consciencializar as empresas do potencial dos novos materiais e das nanotecnologias enquanto factor determinante da sua competitividade. A sessão inicia com a apresentação do projecto que financia a sessão, o Ribatejo InovFin, que tem entre os seus objectivos, alavancar processos de inovação no seio das empresas.

O seminário conta com a intervenção de um conceituado especialista internacional, que irá introduzir o tema “Novos Materiais e Nanotecnologia”. Trata-se de Gary Heath, do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, que explicará os conceitos de novos materiais e nanotecnologia, elucidando ainda os presentes sobre aquilo que está a ser feito com este tipo de tecnologia na actualidade e o seu potencial de utilização no futuro.

Sendo o agro-alimentar um dos sectores com mais oportunidades no âmbito dos novos materiais e nanotecnologia, e, por outro lado, com grande predominância na região do Ribatejo, o workshop do Ribatejo InovFin guardou um espaço para uma abordagem mais específica a esta actividade. A intervenção “A Aplicação da Nanotecnologia – O Caso do Sector Agro-alimentar” será realizada por Miguel Cerqueira, também do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, onde detalhará a importância desta tecnologia para o sector, as principais áreas de aplicação e possíveis aplicações em contexto empresarial. No final, haverá espaço para questões por parte da plateia, painel que será moderado por Susana Seabra, da SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação.

Importa ainda referir que o Ribatejo InovFin tem como objectivo promover a inovação como um instrumento fundamental para o aumento da competitividade das empresas, a promoção de estruturas financeiras mais equilibradas e a melhoria das condições de acesso ao financiamento por parte das PME. É financiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Este workshop do Ribatejo InovFin decorre na Startup Santarém no próximo dia 10 de Outubro, a partir das 14h30, com inscrições gratuitas.

Leia também...

União dos Sindicatos de Santarém denuncia “atropelos” aos direitos dos trabalhadores

A União dos Sindicatos de Santarém (USS/CGTP-IN) diz haver “constantes atropelos e…

Edifício ilegal embargado há 15 anos vai ser demolido

A Câmara do Entroncamento deliberou, por unanimidade, ordenar a demolição do edifício…

Quinze equipas empresariais inscritas no Grande Prémio de Karting NERSANT

A menos de um mês de realização do Grande Prémio Empresarial de…

Kantagora Eventos reconhecida como uma das melhores empresas de casamentos do País

Empresa de Santarém foi premiada num dos sectores mais afectados pela pandemia.