Os novos órgãos sociais da Associação Social Amigos de Samora Correia (ASASC) foram eleitos na noite de sexta-feira, 14 de Maio, e assumiram o compromisso da criação de um banco de voluntariado e uma “loja social” que possa intervir junto das famílias mais desfavorecidas da freguesia. 

Paula Rego, a nova vice-presidente da ASASC realçou a vontade de abrir a associação à comunidade recrutando novos sócios e reforçando a comunicação com os cidadãos e as famílias.

“Defendemos uma ASASC ao serviço das pessoas e, especialmente de quem mais precisa”, referiu.

Ana Paula Neves, secretária da ASASC tem experiência no voluntariado social em Samora Correia e reconhece que com a pandemia as necessidades agudizaram-se. 

“Há muita gente a precisar de ajuda. As instituições prestam um bom serviço mas não chegam a todos e há pessoas que sentem vergonha de pedir. Temos de ir ao seu encontro”, assinala

A ASASC pretende também ser uma voz activa de todos os que não têm voz junto das autarquias, instituições e dos decisores locais e centrais a quem cabe tomar decisões que interferem com a vida dos samorenses.

Nesse sentido o plano de actividades aprovado prevê diligências junto das autarquias e da administração central para retirar o trânsito pesado da EN118 e do interior da cidade, acompanhar a requalificação do centro antigo de Samora e reivindicar a construção de um parque verde com dimensão junto ao rio. O alargamento da oferta do ensino secundário e profissional também está na ordem de trabalhos da nova direcção.

Patrícia Malico, técnica da área social, e secretária da ASASC, realçou o trabalho a fazer junto das escolas, das famílias e da rede social existente para combater o abandono escolar e a desmotivação das crianças e jovens. Outra área que a ASASC pretende apoiar é o apoio a vítimas de violência e exclusão social com acompanhamento em parceria com as associações e organismos existentes.

Leonor Simões, fundadora e membro do conselho fiscal da ASASC, manifestou preocupação com a necessidade de encontrar um espaço para acolher a associação uma vez que a actual sede provisória na antiga biblioteca será demolida para dar forma ao projecto de intervenção urbana no centro antigo da cidade.

Este será um dos temas a abordar numa reunião a agendar com a Câmara Municipal de Benavente que a ASASC elege como entidade fundamental para apoiar a concretização dos objectivos.   

Júlio Pereira sócio número 1 da ASASC e principal mentor da associação disse deixar a presidência da ASASC com a consciência de ter feito o melhor e saudou “a entrada de sangue novo na associação” que tem a particularidade de não cobrar quotas.

Os sócios pagam apenas dois euros no acto da inscrição e nos casos de comprovada insuficiência financeira podem ser isentados mediante decisão da assembleia geral.  

A nova equipa pretende criar protocolos com empresas, lojas, comércio e serviços no sentido de assegurar financiamento e donativos em bens que possam ser doados a quem precisar.

A tomada de posse dos novos órgãos sociais da ASASC está agendada para sexta-feira 21 de Maio às 21h00 na sede da ASASC.

O presidente da direcção da ASASC é Nelson Lopes, a vice-presidente Paula Cristina Rego e tesoureira Florbela Balbino. Carlos Salvador preside à Mesa da Assembleia-Geral, tendo Otelinda Carreira como vice-presidente e Edgar Correia como 1º secretário. O presidente do Conselho Fiscal é Francisco Norberto Cordeiro.

Leia também...

Feira Mostra de Mação regressa para cinco dias de festa com enfoque na floresta

A edição deste ano da Feira Mostra de Mação, que decorre entre 28 de junho e 02 de julho, vai ter a floresta como…

Pedrógão Triatlo comemora 3º aniversário

Comemorou-se, no sábado, dia 25 de Novembro o terceiro aniversário do Pedrogão Triatlo, em convívio que decorreu na Casa do Vale. Ainda antes do…

Seniores Masculinos do Vitória Clube de Santarém na Final da Taça do Ribatejo de Futsal

A equipa de 𝗦𝗲𝗻𝗶𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗠𝗮𝘀𝗰𝘂𝗹𝗶𝗻𝗼𝘀 do Vitória Clube de Santarém assinou ontem na Golegã uma das mais categóricas e memoráveis exibições da sua história,…

PS pede obras urgentes no Centro de Alto Rendimento para desportos equestres

Os deputados do PS eleitos por Santarém pedem “obras urgentes” no Centro de Alto Rendimento Hippos, na Golegã, por não reunir atualmente condições para…