Os funcionários dos lares de idosos vão ser testados preventivamente a partir desta semana, na segunda fase do programa de testagem preventiva à covid-19, anunciou o Governo, de modo a identificar casos positivos e controlar a propagação.

Em comunicado, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) dá conta que a segunda fase do programa de testagem preventiva começa ainda nesta semana e que irá decorrer de forma gradual, em cada uma das cinco regiões do território continental, para “progressivamente” chegar a todos os distritos do país.

“Na nova fase deste Programa, serão testados preventivamente os funcionários dos lares com 50 ou mais utentes. Nos distritos de Lisboa e Porto, por serem meios urbanos de maior risco epidemiológico, serão testados os lares com capacidade igual ou superior a 30 utentes”, diz o ministério, que acrescenta que o critério “poderá vir a ser alterado caso existam situações de surto na comunidade”.

De acordo com o MTSSS, será feita testagem regular em cada um dos lares de idosos de forma faseada por grupos de funcionários, de modo a “sinalizar as situações de maior risco”, estando previsto que a testagem decorra durante os próximos cinco a seis meses.

“Este Programa vai ser concretizado no terreno em parceria com as instituições científicas e de ensino superior”, acrescenta o ministério.

Lembra que a testagem preventiva nestas estruturas residenciais de idosos é uma das medidas do ministério de apoio aos lares, a par com a linha telefónica, lançada no dia 02 de Outubro e que foi criada para garantir “um acompanhamento permanente destas instituições, monitorizando e dando respostas às suas necessidades”.

Além destas duas medidas, o Governo criou 18 brigadas distritais de intervenção rápida, compostas por mais de 400 profissionais, entre pessoal ajudante de acção directa, auxiliares de serviços gerais, enfermeiros, psicólogos e médicos, que começaram a funcionar a 01 de Outubro e que “actuam quando a instituição ou a estrutura municipal de Proteção Civil não conseguem assegurar a reposição de recursos humanos em situação de crise”.

Desde esse dia, as brigadas já foram accionadas 12 vezes.

Leia também...

Incêndio em armazém em Porto Alto mobiliza quase meia centena de bombeiros

Um incêndio em Porto Alto, Benavente, que deflagrou às 00h45 deste sábado num armazém foi combatido por quase meia centena de bombeiros, disse fonte…

Câmara de Ourém compra 75 mil máscaras reutilizáveis para instituições

A Câmara de Ourém, concelho em risco muito elevado devido à pandemia de covid-19, vai comprar 75 mil máscaras reutilizáveis para distribuir por instituições…

Centro Social da Moçarria realiza angariação de fundos para adquirir nova viatura de apoio a idosos

O Centro Social da Freguesia da Moçarria perdeu, num acidente de viação, uma das carrinhas com que prestava apoio aos idosos da região. Perante…

Trabalhadores da Câmara de Santarém reclamam assinatura de acordo coletivo de trabalho

Trabalhadores da Câmara de Santarém realizaram, na sexta-feira, um plenário em frente dos Paços do Concelho, no qual decidiram comparecer na próxima reunião do…