A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) informou que nove membros do clero e um leigo continuam afastados do exercício ministério por causa de abusos sexuais sobre menores.

Numa informação enviada ao Correio do Ribatejo, esta terça-feira, a CEP refere que o afastamento do exercício do ministério decorre do “trabalho efectuado pela Equipa de Coordenação Nacional das Comissões Diocesanas, junto das respectivas Comissões, e o Grupo Vita”.

“Por via do relatório da Comissão Independente foram afastados oito membros do Clero, tendo regressado ao exercício do ministério seis sacerdotes, mantendo-se dois afastados”, começa por indicar a CEP.

A informação acrescenta que, “para além do número anteriormente apresentado foram afastados nove membros do clero e um leigo com responsabilidades paroquiais, tendo dois sacerdotes regressado ao exercício do ministério, mantendo-se os demais afastados, bem como o citado leigo”.

Em Portugal, depois do trabalho da Comissão Independente, da Coordenação Nacional das Comissões Diocesanas de Protecção de Menores e do Grupo Vita, há atualmente nove sacerdotes afastados do exercício do ministério e um leigo das responsabilidades paroquiais.

A Conferência Episcopal acrescenta que “já se encontram a receber apoio psicológico oito vítimas e um agressor”.

De acordo com a informação da CEP, “uma vítima manifestou a intenção de pedir uma indemnização”.

Durante o ano de 2022, a CEP pediu um estudo sobre casos de abuso sexual na Igreja em Portugal nos últimos 70 anos a uma Comissão Independente, que validou 512 testemunhos relativos a situações de abuso; em Abril de 2023 a Conferência Episcopal Portuguesa criou o Grupo Vita para acolher denúncias de abuso, trabalhar na prevenção e acompanhar vítimas e agressores, tendo já recebido 56 pedidos de ajuda até meados de Setembro.

Leia também...

Ambientalistas insistem em alternativas à construção de novos açudes e barragens no Tejo

O Movimento pelo Tejo assegurou que “existem soluções alternativas à construção de novos açudes e barragens para fazer face ao problema da seca”, permitindo…

Despiste de motociclo causa um morto em Alpiarça

Uma pessoa morreu no sábado em consequência de um despiste de um motociclo perto da vila de Alpiarça, disse fonte da GNR. Segundo a…

Politécnico de Santarém inicia ano letivo com novos projetos em mente

A sessão solene de abertura do ano lectivo do Instituto Politécnico de Santarém – IPS, decorreu ontem, dia 29 de outubro, no Auditório da…

“Há uma maldição chinesa, “que vivas tempos interessantes”, penso que estamos a viver esses tempos”

A apresentação do mais recente livro da autoria de António Rocha Pinto, “Naquele tempo”, decorreu na tarde do passado sábado, dia 9, na Sala…