João Paulo Gonçalves dos Santos é o novo Comandante do Comando Territorial de Santarém da GNR. A cerimónia de tomada de posso do novo Comandante da Unidade realizou-se hoje, dia 20 de Fevereiro, nas instalações do Comando Territorial de Santarém. O momento solene foi presidido pelo Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-General Rui Alberto Ribeiro Veloso, que conferiu posse ao novo Comandante.
O Coronel João Paulo Gonçalves dos Santos, de 50 anos, é natural de Alvega, concelho de Abrantes, é casado e tem um filho. É Mestre em Direito e Segurança pela Universidade Nova de Lisboa, licenciado em Ciências Militares pela Academia Militar e possui uma pós-graduação em Direito e Segurança, bem como uma pós-graduação em Ciências Militares e Policiais.
Ao longo da sua carreira profissional, desempenhou diversas funções, das quais se destacam: 2.º Comandante do Comando Territorial de Santarém; Chefe de Secção no Estado Maior do Comando Territorial de Santarém; Chefe da Divisão de Ensino, no Comando da Doutrina e Formação; Chefe da Divisão de Emprego Operacional, no Comando Operacional; Chefe de Secção no Estado Maior do Comando Territorial de Leiria; Comandante do Destacamento Territorial de Abrantes; Comandante do Destacamento Territorial de Ponte de Sor.
Da sua carreira constam ainda várias condecorações e louvores.
O Comando Territorial de Santarém é uma Unidade da Guarda Nacional Republicana com sede na cidade de Santarém, responsável pelo cumprimento da missão da GNR no distrito.
Tem como missão garantir as condições de segurança que permitam o exercício dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, assegurar a ordem e a tranquilidade públicas e a proteção de pessoas e bens, prevenir a criminalidade em geral, desenvolver ações de investigação criminal e contraordenacional, zelar pelo cumprimento das leis e regulamentos relativos à viação terrestre e aos transportes rodoviários, promover e garantir a segurança rodoviária, bem como assegurar a vigilância e proteção de pontos sensíveis.
Integra um Destacamento de Intervenção, um Destacamento de Trânsito e cinco Destacamentos Territoriais, designadamente Abrantes, Coruche, Santarém, Tomar e Torres Novas, dispondo cada um deles de vários Postos Territoriais, num total de 26.

