O Município de Santarém assinalou ontem, dia 6 de Dezembro, o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, que se comemora a 9 de Dezembro, com a Sessão “Por Comunidades + Inclusivas”, na Casa do Brasil. A abertura desta iniciativa esteve a cargo de Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, que sublinhou “que é muito importante sensibilizar as pessoas para esta questão e que é preciso trabalhar a inclusão”.

O autarca de Santarém lembrou que “é preciso sensibilizar os outros para esta temática. Mas há um mundo lá fora que não está sensibilizado para o fazer. É necessário que os locais de trabalho, as escolas, as infra-estruturas, os produtos, serviços e a informação estejam acessíveis a todas as pessoas ou que, pelo menos, sejam criados instrumentos para melhorar as suas vidas, face às suas necessidades”.

Esta iniciativa, contou também com a participação de Sara Soares, da Associação Salvador, “ que falou de “+ Acesso para Todos por Comunidades mais inclusivas”, de Helena Carona, da Associação Incluir, que fez uma apresentação sobre “Inclusão – passar da teoria à prática” e de Luís Amaral, presidente da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental de Santarém, que falou dos “50 anos em prol da inclusão”.

Esta sessão, organizada pela Câmara de Santarém e pela Comissão Municipal de Protecção de Pessoas Idosas e ou Dependentes do Município de Santarém, tem como objectivo dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelas associações, as dificuldades sentidas no apoio à população alvo e o trabalho que têm desenvolvido em prol da inclusão.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.