Foto: Câmara Municipal de Coruche

O acordo, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Coruche, dá continuidade ao protocolo celebrado em 2015 e define novos eixos de cooperação que cruzam investigação científica, capacitação técnica e valorização económica da floresta mediterrânica.

A Câmara Municipal de Coruche, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), a Associação de Produtores Florestais do Concelho de Coruche APFC) e a União da Floresta Mediterrânica (UNAC) assinaram, no dia nove de Setembro, na Agroglobal, em Santarém, o novo Protocolo InovFloresta, “que reforça a cooperação científica, técnica e institucional em torno do montado, do sobreiro e da cortiça”, refere a Câmara Municipal de Coruche em comunicado.

O acordo, que sucede ao celebrado em 2015, “prevê ações conjuntas de investigação, experimentação, formação e divulgação, envolvendo o Observatório do Sobreiro e da Cortiça, o conhecimento consolidado em sanidade vegetal e sistemas agroflorestais”, bem como “a dinamização de parcelas de ensaio e projetos piloto em áreas certificadas FSC e Zonas de Intervenção Florestal”, explica a autarquia.

A iniciativa resulta da deliberação unânime da Câmara Municipal de Coruche e traduz-se “num compromisso de cinco anos, renovável, que articula investigação aplicada, inovação tecnológica e valorização económica do território agroflorestal mediterrânico”, revela.

Foto: Câmara Municipal de Coruche

Francisco Silvestre de Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche,
sublinha que “este protocolo traduz um esforço coletivo para reforçar a investigação aplicada e garantir que o conhecimento chega ao terreno, apoiando quem vive e trabalha na floresta”, acrescentando ainda que o município tem responsabilidades acrescidas no setor.

“Com este acordo, reafirmamos o nosso papel de liderança e criamos condições para que a fileira florestal mediterrânica se torne mais competitiva e sustentável”, afirma o autarca.

Entre as áreas de atuação do protocolo, incluem-se a criação da Escola Nacional de Quadros para a Floresta Mediterrânica, vocacionada para a formação de técnicos do
setor; a Porta Aberta da Floresta, em Coruche, que funcionará como ponto de contacto entre produtores e o laboratório do INIAV; o Projeto Conhecimento Consolidado, destinado a transformar resultados de investigação em ferramentas práticas de gestão, e o InovFloresta, fórum de experimentação e inovação com foco em alterações climáticas, descarbonização, economia circular e digitalização.

Segundo a nota de imprensa, o protocolo estabelece ainda metas concretas como: A realização de sessões formativas e workshops anuais, publicação de conteúdos técnicos acessíveis a produtores e gestores, desenvolvimento de projetos conjuntos de I&D+i e a criação de estruturas permanentes para ensaios e diagnóstico no terreno.

Relativamente ao quadro dos compromissos, “a APFC disponibiliza áreas florestais e acompanhamento técnico, o INIAV garante a vertente científica e laboratorial, a Câmara Municipal de Coruche coloca à disposição equipamentos como o Observatório do Sobreiro e da Cortiça e a Herdade dos Concelhos, e a UNAC assegura a divulgação e cobertura territorial através da sua rede de associações”, acrescenta o município.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...
Foto de Arquivo

Detidos dois gerentes de empresa de segurança privada sem alvará especifico

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve hoje dois gerentes de uma…

GNR de Santarém em acção solidária para apoiar Cruz Vermelha

O Comando Territorial da GNR de Santarém, através do Destacamento Territorial de…

Espectáculo de tributo a Michael Bublé sobe ao palco do cineteatro da Chamusca no próximo sábado

No âmbito do evento Parque dos Sonhos de Natal da Chamusca, o…

Centro Cultural do Entroncamento recebeu Feira do Livro

O Centro Cultural do Entroncamento recebeu entre os dias 1 e 9…