O núcleo de formação do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) tem realizado, ao longo do mês de Outubro, acções de formação externas de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa e de Suporte Avançado de Vida.

No dia 9, a formação realizou-se na Escola Superior de Saúde de Aveiro, com dois cursos de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBVDAE), para 34 profissionais, enfermeiros, assistentes operacionais e técnicos, do Hospital da Luz de Aveiro. E no sábado, dia 16, o curso teve lugar no Hospital da Luz de Coimbra, para 24 profissionais das mesmas áreas.

Este curso permite consolidar conhecimentos, melhorar competências e adquirir novas atitudes na área da reanimação, para que os profissionais sejam considerados aptos para executar correctamente a abordagem da vítima, em paragem cardiorrespiratória, com utilização do desfibrilhador automático externo, à luz dos conhecimentos actuais.

PUBLICIDADE

Ainda este mês, nos dias 22 e 23, o Núcleo de Formação do CHMT realizará o curso de Suporte Avançado de Vida (SAV), no Hospital da Luz de Coimbra.

Este último, destina-se apenas a médicos e enfermeiros, e para além de consolidar conhecimentos e adquirir novas atitudes na área da reanimação, treina os profissionais como team leaders em equipas de reanimação e treina os profissionais em situações de paragem e peri paragem cardiorrespiratória.

A formação ministrada pelo Núcleo de Formação do CHMT é, desde 2018, acreditada pelo European Resuscitation Council (ERC) e pelo Conselho Português de Ressuscitação (CPR), sendo o Núcleo autónomo, na formação de cursos de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa, Suporte Imediato de Vida e Suporte Avançado de Vida.

PUBLICIDADE
Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…