O núcleo de formação do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) tem realizado, ao longo do mês de Outubro, acções de formação externas de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa e de Suporte Avançado de Vida.

No dia 9, a formação realizou-se na Escola Superior de Saúde de Aveiro, com dois cursos de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBVDAE), para 34 profissionais, enfermeiros, assistentes operacionais e técnicos, do Hospital da Luz de Aveiro. E no sábado, dia 16, o curso teve lugar no Hospital da Luz de Coimbra, para 24 profissionais das mesmas áreas.

Este curso permite consolidar conhecimentos, melhorar competências e adquirir novas atitudes na área da reanimação, para que os profissionais sejam considerados aptos para executar correctamente a abordagem da vítima, em paragem cardiorrespiratória, com utilização do desfibrilhador automático externo, à luz dos conhecimentos actuais.

Ainda este mês, nos dias 22 e 23, o Núcleo de Formação do CHMT realizará o curso de Suporte Avançado de Vida (SAV), no Hospital da Luz de Coimbra.

Este último, destina-se apenas a médicos e enfermeiros, e para além de consolidar conhecimentos e adquirir novas atitudes na área da reanimação, treina os profissionais como team leaders em equipas de reanimação e treina os profissionais em situações de paragem e peri paragem cardiorrespiratória.

A formação ministrada pelo Núcleo de Formação do CHMT é, desde 2018, acreditada pelo European Resuscitation Council (ERC) e pelo Conselho Português de Ressuscitação (CPR), sendo o Núcleo autónomo, na formação de cursos de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa, Suporte Imediato de Vida e Suporte Avançado de Vida.

Leia também...

Almeirim recebe Prémio Nacional da “Mobilidade em Bicicleta”

O município de Almeirim recebeu ontem, 20 de Setembro, por parte da…

Cartaxo recebe exposição “Aquedutos de Portugal – Água e Património”

O Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo vai acolher…

Iniciativa “Vila a Copo” voltou a levar bons vinhos da Região à Vila da Marmeleira

Numa organização do Grupo dos Amigos da Vila da Marmeleira, juntaram-se, no…
Foto: Rita Valério

Fórum Mário Viegas recebe exposição de Mobilettes

“Mobilettes – Regresso ao Futuro” é o nome da exposição que decorre…