O Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes assinalou, na passada segunda-feira (dia 10) o 107.º Aniversário do Armistício da I Guerra Mundial e o 51.º Aniversário do final da Guerra do Ultramar.
Estiveram presentes na cerimónia que teve lugar junto ao Monumento de Homenagem aos Combatentes, situado no Jardim do Antigo Presídio Militar, em Santarém, para além de vários membros da Direcção do Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes, também vários Combatentes e respectivos familiares, assim com o presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém, Alfredo Amante; o 2.º Comandante Territorial de Santarém da Guarda Nacional Republicana, Tenente-Coronel João Paulo Santos, assim como o Comandante da Divisão Policial de Santarém da Policia de Segurança Publica, Subintendente, Arlindo Igreja.
A prece religiosa ficou a cargo do Reverendíssimo Padre Francisco Ruivo.
Carlos Pombo usou da palavra na sessão para destacar os dois momentos distintos da nossa História, “separados por décadas, mas, unidos pelo mesmo espírito de sacrifício, de coragem e de amor a Portugal”.
“É um dia de memória e de homenagem. Porque lembrar, é um acto de respeito e a memória é o elo que mantém viva a chama daqueles que deram tanto de si por Portugal”, referiu.
Carlos Pombo lembrou todos os que partiram para servir a Pátria, a maioria ainda muito jovens, “levando consigo a fé, a esperança e o dever de defender a liberdade e a dignidade do nosso país”, acrescentou.
Foram homenageados os que não regressaram, por terem tombado nos mais diversos Campos de Batalha; uns ficaram nas trincheiras da Flandres e para sempre sepultados em terras francesas, outros nas matas de África e os que voltaram. “Homens que carregaram e ainda muitos carregam as marcas do combate visíveis e ou silenciosas e que mesmo assim, continuaram e continuam a contribuir na construção do nosso país e a manter viva a chama da fraternidade como Combatentes”, observou.
“Que este cerimonial seja e represente para todos nós, um momento de união e de reconhecimento”, concluiu Carlos Pombo.
