Foto de arquivo

A Federação Portuguesa de Tauromaquia – PróToiro anunciou que decorreram este ano em Portugal 207 espectáculos tauromáquicos, mais cinco que em 2018, a que assistiram cerca de 469 mil pessoas, uma subida de “7%” face ao ano anterior.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a PróToiro explica que a informação obtida resulta do cruzamento de dados com a Associação Nacional de Toureiros e com a Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide.

Segundo a federação, o número de espectadores, em 2019, “aumentou pelo terceiro ano consecutivo”.

“O ano de 2019 voltou a ser um ano de crescimento para a tauromaquia. Mais de 469 mil pessoas assistiram a espectáculos tauromáquicos, o que representa uma subida de 7% face a 2018 (440 mil), sendo o valor de 2019 o mais elevado dos últimos cinco anos”, lê-se no documento.

De acordo com a PróToiro, o número médio de espectadores em corridas de touros “ascende às 2.793 pessoas”, o que representa um “acréscimo de 442 pessoas” face à média dos últimos 20 anos.

“Realizaram-se cerca de mil eventos de tauromaquia popular (actividades de rua, como largadas, touradas à corda e capeias), estimando-se que tenham envolvido mais de dois milhões de pessoas”, acrescenta a federação.

Além de realçar os resultados obtidos nas transmissões televisivas de corridas, a PróToiro indicou que, tal como em anos anteriores, Albufeira, no Algarve, foi a cidade com mais espectáculos tauromáquicos (25), seguindo-se o Campo Pequeno, em Lisboa (14), e Vila Franca de Xira (11).

“No que diz respeito à taxa de ocupação em corridas de toiros, a região centro lidera com 75%, seguida pelo Alentejo com 72% e o Norte com 68%”, lê-se no documento.

O cavaleiro António Ribeiro Telles foi quem mais toureou este ano em Portugal (34 espectáculos), Manuel Dias Gomes foi o matador de touros que mais vezes actuou (nove espectáculos) e os forcados amadores de Vila Franca de Xira os que mais vezes pegaram (18 espectáculos).

“Em 2019, as ganadarias portuguesas voltaram a contribuir positivamente para a balança comercial de bens e serviços, tendo as exportações atingido os 450 toiros e as importações somente 15”, referiu a federação.

Leia também...

“Doença da pedra” do Museu de S. João de Alporão será “incurável”

Preservado ainda na memória da cidade como “Museu dos Cacos”, S. João…

Perto de 620 mil atendimentos em 4 anos de funcionamento da Loja do Cidadão de Santarém

A Loja Cidadão de Santarém assinalou no passado sábado, 19 de dezembro,…

Prisão preventiva para homem que atropelou mortalmente empresário em Torres Novas

O homem, de 21 anos, que atropelou mortalmente o empresário José Fábrica…

Dia Aberto do Núcleo Nersant de Santarém reuniu mais de 80 empresas na Startup Santarém

Dezenas de empresas marcaram presença no dia 14 de Novembro na Startup…