Começo esta crónica com um apontamento bastante positivo para o nosso distrito, registado na última semana: o texto final da Comissão Economia, Inovação e Obras públicas que resulta dos Projetos do BE, PSD e PS sobre a Modernização da Linha do Norte (Vale de Santarém – Entroncamento) foi aprovado por unanimidade, na Assembleia da República, a 22 de abril. O Grupo Parlamentar do PS esteve sempre do lado do diálogo e da construção de um texto final conjunto. E mostrou que foi possível um consenso tendo em vista uma solução para esta situação preocupante, do ponto de vista da segurança para quem é utilizador regular do transporte ferroviário. Uma luta que já travamos há alguns anos, felizmente, registou este avanço. Os consensos dão força às soluções.

Nesse sentido, após este trabalho conjunto, o texto que foi aprovado por unanimidade e recomendando ao Governo é no sentido que se proceda à requalificação do troço Vale de Santarém – Entroncamento, prevista na primeira versão do Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030, de janeiro de 2019, melhorando com urgência a velocidade, segurança e a qualidade do transporte, incluindo a alteração de traçado.

É igualmente recomendado que se inicie a modernização da Linha do Norte no troço compreendido entre Santarém e Entroncamento, que se requalifiquem as estações e apeadeiros compreendidos no troço entre Vale de Santarém e Entroncamento e que se acelere o processo de implementação das medidas de consolidação e contenção das barreiras de Santarém. O tempo dirá quanto tempo estas recomendações merecerão a sua concretização. Pelo bem de todos, que seja célere a sua implementação.

Dos últimos dias, registo ainda para a celebração do 25 de abril. Um momento para lembrar Salgueiro Maia, capitão de Abril, uma figura com marcada relevância para a cidade de Santarém. “Ás vezes é preciso desobedecer. Esta foi uma das frases que Salgueiro Maia disse na noite de 24 de abril em Santarém. Acabaria como a grande figura do movimento dos capitães. Evoco a sua memória, citando Sophia de Mello Breyner Andresen:

“Aquele que na hora da vitória
Respeitou o vencido
Aquele que deu tudo
e não pediu a paga
Aquele que na hora da ganância
Perdeu o apetite
Aquele que amou os outros
e por isso
Não colaborou com a
sua ignorância ou vício
Aquele que foi “Fiel à palavra
dada á ideia tida”
Como antes dele mas
também por ele
Pessoa disse.”

Hugo Costa – Deputado do PS eleito por Santarém

Leia também...

Abril, Democracia, Correio do Ribatejo

Tenho um amigo que compara as festas de Abril com as de…

Orçamento de Estado para 2021

Caros Leitores deste nosso Correio do Ribatejo, Nas últimas semanas a atividade…

130 anos é muito tempo, muitas histórias muitas vidas que contar!!

Atravessamos momentos difíceis, inimagináveis há bem pouco tempo. Afastados uns dos outros,…

Regresso às aulas, a situação dos lares e centros de dia e “Festa do Avante”

Caros Amigos e Amigas,Num tempo que é de férias para muitos portugueses,…