O Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, é uma proveniência prospectiva, dada pelo Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, a cumprir como objectivo a promoção da investigação, a estimular a adopção de práticas e processos abertos de criação, partilha e utilização do conhecimento científico nas áreas das Ciências Sociais e Humanas / Ciências e Tecnologia.

O Centro de Investigação apresenta uma intensa actividade, de reconhecido prestígio, tendo como base e activo, a doação feita pelo Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão à Câmara Municipal de Santarém, da sua Biblioteca, documentação manuscrita, ficheiros, diplomas e condecorações, em 09 de Novembro de 2009. O Centro de Investigação foi criado no dia 01 de Março de 2011, ao abrigo de um Protocolo estabelecido com a Câmara Municipal de Santarém. O Centro de Investigação, lugar marcante, abriu ao Mundo no dia 26 de Maio de 2012.

O Senhor Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, comemora os seus 95 anos de idade, no dia 08 de Julho de 2020. Nem sempre as palavras vão para o espaço em direcção ao esquecimento. Irresistível não trazer ao presente, as palavras do Senhor Professor dadas numa entrevista ao Jornal “Diário de Notícias”:

“Aquilo em que acredito firmemente é que a vida fez-se para dignificarmos a pessoa humana e para honrarmos o tempo que nos foi dado viver, fazendo o bem e não fazendo o mal”.

O Centro de Investigação está a comemorar os seus oito anos de vida, na satisfação muito profícua dos seus Membros, dados à realidade, com a sua experiência própria, num louvor festivo, pela sua projecção e capacidade de incursão no universo cultural.

Hoje, tenho de há muitos anos a imagem na minha memória, do Senhor Professor no Salmeirim.

Nesse Salmeirim, onde escrevia a sua História de Portugal, procurava o trilho de vidas e pessoas de há centenas de anos, fruto da análise dos diferentes níveis da complexa realidade histórica de cada época, apoiado no seu ficheiro de milhares de fichas e na sua Biblioteca que ultrapassava os quarenta mil livros, pouso obrigatório para tantos dos seus alunos. Tinha um olhar atento sobre os problemas reais, cheio de esperança no Mundo, sempre com a preocupação da valorização do Homem, na sua condição terrestre, longe de encerrar o ciclo de uma formação excepcional. Adepto de nada deixar de fora, tudo analisar, tudo procurar compreender, um esforço permanente de aproximação à verdade.

É indispensável celebrar condignamente os oito anos do nascimento do Centro de Investigação, de relevante contributo, na amada Santarém do Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão.

Aqui está para todo o sempre a admiração do homem de acção e intervenção, que contribuiu judiciosamente para formar gerações, na caminhada da felicidade, do Saber/Conhecer, tão próprio da sua Escola.
Hoje, como ontem, em rigor a história do Centro de Investigação é feita pelos seus Membros, substanciada com os seus ideais, que nortearam projectos, a patentear contributos para ombrear, em modelo de excelência, inserido no espaço do conhecimento científico nacional e internacional, realizando CXLIII Assembleias de Investigadores.

O Centro de Investigação já ultrapassa os 900 Membros, espalhados pelos cinco Continentes, em mais de trinta países.

O Centro de Investigação, tem 23 Protocolos estabelecidos, com Universidades Nacionais e Estrangeiras, Politécnicos, Centros de Investigação, Academias, Associações e Autarquias.

Os Prémios do Centro de Investigação, instituídos para o ano 2019/2020, tiveram o apoio da SOCIEDADE AGRÍCOLA QUINTA DA LAGOALVA, S.A. e da FAMÍLIA DO EMPRESÁRIO MÁRIO DIAS.

A ideia chave dos Prémios, têm a finalidade, de distinguir e premiar dois trabalhos de Membros do Centro de Investigação Nacionais ou Estrangeiros, que tenham com a sua investigação contribuído de forma notável para o progresso científico.
Dois trabalhos de investigação de douto brilhantismo, foram distinguidos, neste ano de 2020:

“O fazer e o agir em Aristóteles, Alasdair MacIntyere e Hans Jonas”, pelo galardoado Professor Doutor Tiago Mesquita Carvalho e;

“Foedus Inire. A estruturação da política imperialista portuguesa na África negra através da criação de uma diocese nos reinos do Congo e Angola (séculos XV e XVI)”, pelo galardoado Professor Doutor Jaime Ricardo Gouveia.

Também as matérias das publicações do Centro de Investigação, são muito diversificadas na sua objectividade, universalidade e eficácia, com o apoio da acção do Mecenato e da Câmara Municipal de Santarém. As Revistas científicas do Centro de Investigação vão tomando numerosos estudos, para uma nova reflexão a substanciar o conhecimento científico, tendo por base do seu sustento, o espírito de inovação tecnológica, que é praticamente omnipresente na periodicidade semestral de publicações, quer na Revista Mátria XXI, no mês de Maio, ou na Revista Mátria Digital, no mês de Novembro.

A Biblioteca do Centro de Investigação, exerce uma atracção invulgar, ao contar com mais de vinte e seis mil exemplares, de elevado património literário. O Fundo original foi enriquecido por doações e também pela incorporação do “Fundo Novo”, distribuído por nove salas.

Podem os Investigadores fazer as suas consultas, de acordo com o Regulamento Interno. Há nesta biblioteca, um tesouro, de uma inestimável colecção de milhares de manuscritos da Doação do Senhor Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, que não pode ser dada à consulta.

É imperativo do Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, divulgar novidades, problemas, expectativas, processos de mudança tecnológica adoptados, novos conhecimentos científicos. O Conselho Consultivo, o Conselho Científico, o Conselho de Redacção e o Conselho Editorial cumprem em termos globais a responsabilidade de dar valores e princípios ao Centro de Investigação, ausentes de uma simplificação gratuita, fortificam a estrutura de uma teia científica e cultural.

A cumprir o desenvolvimento, a especialização e a diversidade, é suportado pela interface de posições tecnológicas, a nível do sistema nacional de ciência e tecnologia, pelo trabalho de organização técnica e científica no Centro de Investigação, da Dra. Mónica Estrela, Mestre Vanda Marques, Mestranda Susana Duarte e Mestranda Mariana Pires.

Não obstante, a efectiva renovação, do Centro de Investigação, continua a ser tarefa difícil e morosa, na força dos ideais, mas sempre a realizar programas e projectos de investigação científica e tecnológica, mais a colaborar com as Universidades e outras instituições.

Leia também...

“A Palestina vencerá”, por António Filipe

O Mundo assiste atónito à chacina do povo palestiniano sob as armas…

‘Esqueçam os maus exemplos. Recordem os bons…’, por Ricardo Segurado

Numa única semana tivemos diversos exemplos dos lados negros do futebol.Desde logo,…

As dez lições da pandemia (até agora)

Depois do susto inicial trazido pelo SARS-CoV-2, é tempo de organizar ideias,…

Com calma ganharemos a liberdade…

Foi uma Páscoa diferente para todos. Sem encontros de família, sem beijos,…