O Festival Internacional de Folclore Celestino Graça está a decorrer na Casa do Campino, no Campo Infante da Câmara, até ao próximo dia 10 de Setembro. Nesse âmbito, foi inaugurado ontem o IV Salão de Fotografia, a cargo de Abel Cunha.

Inicialmente autodidacta, particularmente influenciado pelos fotógrafos Jean Dieuzaide e Georges Dussaud, enquadra a sua narrativa fotográfica na corrente neo-realista produzindo imagens cruas, isentas de adornos ou pretensiosismos artísticos.

O interesse pela fotografia acompanha o Autor desde a adolescência, mas exigências da vida profissional relegaram para segundo plano o gosto pela arte fotográfica que aguardou longo tempo até à conciliação de factores que permitiram, por fim, poder dedicar-lhe o tempo necessário.

Estudou fotografia na APAF (Associação Portuguesa de Arte Fotográfica) onde completou o curso profissional de fotografia e posteriormente o Curso do New York Institute of Photography.

Profundamente interessado na cultura popular elegeu a etnografia e o folclore como sujeito principal do seu trabalho lançando um olhar humanista sobre a actividade das instituições que se dedicam à preservação da memória colectiva.

A sua participação neste Salão de Fotografia assenta neste pressuposto, apresentando um conjunto de fotografias que designou por “Ribatejanos, homens e mulheres que recolhem memórias de tempos antigos, usos e costumes das suas comunidades e os divulgam em Portugal e no mundo”.

Leia também...

Alcanede: Uma comunidade que resistiu às chamas

No dia 29 de Julho, pelas 13h00, a freguesia de Alcanede foi alvo de um incêndio violento e de grandes dimensões que consumiu mais…

Iberanime muda-se para Santarém e assinala 15.º aniversário com mais espaço e atividades

O Iberanime, festival de cultura japonesa, vai decorrer este ano em Santarém, nos dias 17 e 18 de maio, no Centro Nacional de Exposições…

Santarém recebeu 50 membros de Universidades Europeias no Salão Nobre dos Paços do Concelho

Uma comitiva composta por dirigentes de Universidades Europeias de oito países: Portugal, Lituânia, Letónia, Roménia, Macedónia do Norte. Polónia, Áustria, Países Baixos e Itália,…

Tomar aposta na literacia alimentar para fazer regressar clientes ao Mercado Municipal

Promover a literacia alimentar, os produtos locais e o Mercado Municipal de Tomar são os objetivos da ação ‘Mercado, É Aqui!’, um projeto da…