O Festival Internacional de Folclore Celestino Graça está a decorrer na Casa do Campino, no Campo Infante da Câmara, até ao próximo dia 10 de Setembro. Nesse âmbito, foi inaugurado ontem o IV Salão de Fotografia, a cargo de Abel Cunha.

Inicialmente autodidacta, particularmente influenciado pelos fotógrafos Jean Dieuzaide e Georges Dussaud, enquadra a sua narrativa fotográfica na corrente neo-realista produzindo imagens cruas, isentas de adornos ou pretensiosismos artísticos.

O interesse pela fotografia acompanha o Autor desde a adolescência, mas exigências da vida profissional relegaram para segundo plano o gosto pela arte fotográfica que aguardou longo tempo até à conciliação de factores que permitiram, por fim, poder dedicar-lhe o tempo necessário.

Estudou fotografia na APAF (Associação Portuguesa de Arte Fotográfica) onde completou o curso profissional de fotografia e posteriormente o Curso do New York Institute of Photography.

Profundamente interessado na cultura popular elegeu a etnografia e o folclore como sujeito principal do seu trabalho lançando um olhar humanista sobre a actividade das instituições que se dedicam à preservação da memória colectiva.

A sua participação neste Salão de Fotografia assenta neste pressuposto, apresentando um conjunto de fotografias que designou por “Ribatejanos, homens e mulheres que recolhem memórias de tempos antigos, usos e costumes das suas comunidades e os divulgam em Portugal e no mundo”.

Leia também...

Carrinha de tabaco assaltada à mão armada na Póvoa da Isenta

Uma carrinha de transporte de tabaco foi assaltada e o condutor sequestrado por quatro indivíduos que recorreram a uma arma de fogo para cometer…

Presidente da Câmara de Constância lança “grito de alerta” e “de revolta” para problema da falta de médicos

O presidente da Câmara de Constância lançou ao governo um “grito de alerta” e “de revolta”, pedindo soluções para a falta de médicos de…

Grupo ASA mobiliza idosos de Azambujeira para uma cidadania activa

Um grupo de idosos da localidade de Azambujeira, no concelho de Rio Maior, reuniu-se e aderiu ao projecto de Cidadania Activa para idosos. O…

População da Abrã reabilita Ribeira do Canal

O projecto municipal Reabilitar Troço a Troço (RTT) promoveu uma acção de reabilitação na Ribeira do Canal, afluente do rio Centeio, no sábado, 9…