O Festival Internacional de Folclore Celestino Graça está a decorrer na Casa do Campino, no Campo Infante da Câmara, até ao próximo dia 10 de Setembro. Nesse âmbito, foi inaugurado ontem o IV Salão de Fotografia, a cargo de Abel Cunha.

Inicialmente autodidacta, particularmente influenciado pelos fotógrafos Jean Dieuzaide e Georges Dussaud, enquadra a sua narrativa fotográfica na corrente neo-realista produzindo imagens cruas, isentas de adornos ou pretensiosismos artísticos.

O interesse pela fotografia acompanha o Autor desde a adolescência, mas exigências da vida profissional relegaram para segundo plano o gosto pela arte fotográfica que aguardou longo tempo até à conciliação de factores que permitiram, por fim, poder dedicar-lhe o tempo necessário.

Estudou fotografia na APAF (Associação Portuguesa de Arte Fotográfica) onde completou o curso profissional de fotografia e posteriormente o Curso do New York Institute of Photography.

Profundamente interessado na cultura popular elegeu a etnografia e o folclore como sujeito principal do seu trabalho lançando um olhar humanista sobre a actividade das instituições que se dedicam à preservação da memória colectiva.

A sua participação neste Salão de Fotografia assenta neste pressuposto, apresentando um conjunto de fotografias que designou por “Ribatejanos, homens e mulheres que recolhem memórias de tempos antigos, usos e costumes das suas comunidades e os divulgam em Portugal e no mundo”.

Leia também...

Hoje na FNA, dia com debates de referência sobre temas actuais do mundo agrícola

O Eurodeputado Nuno Melo, deputados e organizações de agricultores marcaram presença hoje nas Conversas de Agricultura, ciclo de colóquios e seminários que contou com…

“Caixeiros” de Santarém com três atletas na Selecção Nacional

O Comité Olímpico de Portugal (COP) apresentou, no dia 2 de Junho, a “Equipa Portugal” que vai representar o país nos Jogos Europeus 2023,…

Fogo que começou em Ourém reacende-se em Alvaiázere e há casas perto das chamas

O incêndio que teve início na quinta-feira em Ourém, reacendeu-se hoje de manhã em Alvaiázere e há casas perto das chamas, confirmou o presidente…

Câmara de Constância protesta por “atraso inexplicável” dos serviços dos CTT

A Câmara de Constância criticou hoje o “atraso inexplicável na entrega da correspondência” no concelho, situação que se “agudizou nos últimos meses” e que…