O Festival Internacional de Folclore Celestino Graça está a decorrer na Casa do Campino, no Campo Infante da Câmara, até ao próximo dia 10 de Setembro. Nesse âmbito, foi inaugurado ontem o IV Salão de Fotografia, a cargo de Abel Cunha.

Inicialmente autodidacta, particularmente influenciado pelos fotógrafos Jean Dieuzaide e Georges Dussaud, enquadra a sua narrativa fotográfica na corrente neo-realista produzindo imagens cruas, isentas de adornos ou pretensiosismos artísticos.

O interesse pela fotografia acompanha o Autor desde a adolescência, mas exigências da vida profissional relegaram para segundo plano o gosto pela arte fotográfica que aguardou longo tempo até à conciliação de factores que permitiram, por fim, poder dedicar-lhe o tempo necessário.

Estudou fotografia na APAF (Associação Portuguesa de Arte Fotográfica) onde completou o curso profissional de fotografia e posteriormente o Curso do New York Institute of Photography.

Profundamente interessado na cultura popular elegeu a etnografia e o folclore como sujeito principal do seu trabalho lançando um olhar humanista sobre a actividade das instituições que se dedicam à preservação da memória colectiva.

A sua participação neste Salão de Fotografia assenta neste pressuposto, apresentando um conjunto de fotografias que designou por “Ribatejanos, homens e mulheres que recolhem memórias de tempos antigos, usos e costumes das suas comunidades e os divulgam em Portugal e no mundo”.

Leia também...

Rotaract Clube de Santarém realizou atividade solidária em Vale de Figueira

O Rotaract Clube de Santarém realizou uma atividade solidariedade, em parceria com o Centro de Bem Estar Social de Vale de Figueira, nomeadamente com…

HDS é o primeiro hospital distrital com tratamento completo de carcinoma do pulmão

Será ainda criada a Clínica Oncológica do Ribatejo.

Oito feridos, em acidente com pesado e ambulância na A1

Uma colisão rodoviária entre um veículo pesado de mercadorias e uma ambulância de transporte de doentes na Autoestrada 1 (A1) em Santarém provocou hoje…

Jovem de 18 anos morre em despiste de ligeiro em Torres Novas

Um jovem de 18 anos morreu na sequência do despiste de um veículo ligeiro em Torres Novas que causou ainda um ferido grave, uma…