Também ficou sujeito a um novo imposto de consumo, – actualizadas as respectivas taxas, – este produto, concebido para o inglório fim de se converter em fumo. 

Com filtro ou sem ele, provisório ou definitivo, em maço ou caixa, em cigarros ou em charutos, o tabaco não escapa ao seu destino, ou seja, tornar a vida cara aos que se deixam dominar por ele. 

Bem podem os seus utentes alegar que não lhe dão confiança para tal, que esse desprezível chupa-chupa é coisa que se bota ao desprezo, não valendo o imposto com que foi taxado. 

A droga não se deixa, porém, votar ao ostracismo. Por mais que o intoxicado se lhe queira escapar, há um entranhado odor que resiste a todos os impostos, por violentos que pareçam. 

E assim se faz tudo em fumo – com taxas ou sem elas. 

Ratoneiros

As proezas dos amigos do alheio têm tomado nos últimos tempos um ritmo cada vez mais inquietador, tal a frequência e audácia que caracterizam os assaltos a estabelecimentos e a residências. 

Recorrem os meliantes a todos os expedientes ditados pela sinistra vesânia que os move, não se eximindo de atentar contra os haveres do próximo à mão armada, nenhuma consideração lhes merecendo a vida alheia. 

Tida esta como coisa de somenos pelos ladravazes, não é de admirar que se lhes pague na mesma moeda, dando a polícia e as forças armadas, resposta adequada às suas malas-artes. 

Nada disto, porém, serve de consolação a nenhum de nós, e muito menos aos sujeitos que, vitimando os outros, acabam, afinal, por se vitimarem – a si próprio. (In: Correio do Ribatejo de 14 de Setembro de 1974).

Leia também...

Santarém associa-se à campanha de prevenção “Há saltos que podem mudar a tua vida!” da SPPCV

O Município de Santarém associou-se à campanha de prevenção de lesões, durante a época balnear, que a Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV)…

Dispositivo no Médio Tejo mantém estrutura operacional de combate a incêndios rurais para fase mais crítica

O dispositivo de combate a incêndios rurais (DECIR) na sub-região do Médio Tejo para a fase mais crítica “é muito semelhante ao de 2023”,…

JMJ: Símbolos da Jornada entregues ao Patriarcado de Lisboa na sexta-feira

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se encontram este mês na diocese de Santarém, vão ser entregues ao Patriarcado de Lisboa…

Segurança Social e IPSS não podem substituir as famílias

O director da Segurança Social de Santarém, Renato Bento, alertou para a necessidade de consciencializar a sociedade para o tratamento digno dos idosos, referindo…