Na Sala de Leitura Bernardo Santareno, ao longo do mês de fevereiro vão estar em exposição algumas das obras da escritora Luísa Ducla Soares, no âmbito da habitual Exposição Bibliográfica “Vamos Ler….“, que acontecem mensalmente, dando destaque à produção literária de autores, tanto nacionais, como internacionais.

Entre os dias 1 e 28 de Fevereiro, mostram-se as obras de Loisa Ducla Soares, uma reconhecida escritora portuguesa que se tem dedicado, sobretudo, à literatura infantil.

Luisa Ducla, de seu nome completo Maria Luísa Bliebeninte Ducia Soares Sottomayor Cardia, é natural de Lisboa, onde nasceu em julho de 1939, sendo licenciada em Filologia Germânica. No período de estudante universitária, na década de 1960 do século XX, Luísa Ducla participou numa greve universitária o que motivou a sua detenção pela PIDE. Encarcerada na prisão de Caxias, onde passou alguns dias e assistiu ao sofrimento de muitas mulheres torturadas, algo que a terá marcado para sempre.

A escritora foi uma colaboradora ativa em vários jornais e revistas, iniciou a sua actividade profissional como tradutora e publicou a sua primeira obra ‘Contrato’ em 1970. Foi funcionária da Biblioteca Nacional, onde trabalhou entre 1979 e 2009. Foi aqui que iniciou a sua actividade criativa que a levou a escrever uma particular bibliografia de literatura destinada a ser consumida por crianças.

A sua vasta obra conta com mais de uma centena de publicações. Após o golpe de Estado do 25 de Abril de 1974, integrou o Ministério da Educação o que lhe possibilitou viajar pelo país e visitar muitas escolas. As histórias narradas nos seus livros são na maioria baseadas em conversas ou cenas que assistiu enquanto visitava estes estabelecimentos de ensino.

Leia também...

Suspeito de tentativa de homicídio em Ourém fica em prisão preventiva

O suspeito de homicídio na forma tentada em Ourém, no distrito de Santarém, vai aguardar julgamento em prisão preventiva, informou a fonte policial. O…

Câmara de Santarém entrega chaves de habitações de promoção pública em Alfange

O Município de Santarém entregou ontem, dia 25 de Junho, as chaves de quatro casas, no Bairro Calouste Gulbenkian, em Alfange. Ricardo Gonçalves, Presidente…

“Pobreza não é só a falta de pão, é a falta de justiça e de dignidade”

A pobreza no distrito de Santarém foi esmiuçada esta terça-feira, 10 de Setembro, numa sessão pública que juntou no auditório da Escola Superior de…

Câmara de Almeirim adquire terreno para aumentar oferta de lares e construir casas

 A Câmara de Almeirim vai adquirir um terreno na cidade, com cerca de quatro hectares, por mais de um milhão de euros, para aumentar…