A exposição relativa à sétima Residência Artística de Santarém – RAS#7 – foi inaugurada na tarde do passado sábado (dia 14) no Fórum Actor Mário Viegas do Centro Cultural Regional de Santarém (CCRS).
A exposição, que vai estar patente ao público até 28 de Setembro, inclui obras dos artistas André Esteves, André Gomes, António Granger, Beatriz Figueiredo, Filipa Carmo, Leonor Esteves, Marta Madeira, Rafa Sales, Tiago Oliveira e João Maria Ferreira co-organizador do RAS, juntamente com o CCRS.
Beatriz Figueiredo, participante no RAS#7, anunciou durante a inauguração da exposição que doava o valor apurado pela venda das suas obras à pequena Matilde, de um ano de idade, vítima de um tumor maligno e raro denominado Sarcoma de Ewing. A família procura ajuda médica, inclusive fora do país, solicitando a ajuda de todos para debelar a doença que afecta a nasofaringe, perto da base do crânio e, como tal, a cirurgia é demasiado arriscada.
Também a direcção do CCRS decidiu abdicar da comissão que recebe da venda das obras em exposição, revertendo-a para a Matilde que desde Abril tem efectuado diversas sessões de quimioterapia.
Na sua sétima edição, subordinada ao tema “Rebentos de Cultura”, a residência desenvolveu um mural que pode ser visitado no pátio daquele Centro, tal como as restantes obras que estão patentes no Fórum Actor Mário Viegas.
A Residência Artística de Santarém RAS#7 é um trabalho colaborativo que junta artistas de diferentes áreas, como pintura, ilustração, música, cinema, fotografia, literatura, entre outras, com o intuito de fomentar a criação de um projecto conjunto que culmina sempre com uma exposição final que reúne as obras produzidas durante a residência que procura atrair jovens talentos.