As obras de poesia distinguidas com o Prémio Literário do Médio Tejo 2018 vão ser apresentadas na Casa-Memória de Camões, em Constância, na próxima quinta-feira, 20 de Junho, numa sessão que contará com música do Duo Outrora.

As obras “O homem que tirava retratos”, de Martinho Branco (vencedor), e “arremedilho aos homens minúsculos”, de Nuno Garcia Lopes (menção honrosa), vão ser apresentadas por António Matias Coelho, presidente da Associação Casa-Memória de Camões e membro do júri deste Prémio Literário desde a primeira edição, afirma uma nota da Médio Tejo Edições.

Natural de Riachos, em Torres Novas, Martinho Branco reside no Entroncamento, é professor na Escola EB1 de Azinhaga, na Golegã, e faz parte do movimento internacional Poetrix desde 2001. Apesar de ter obra publicada de forma dispersa, este é o seu primeiro livro em nome individual.

Nuno Garcia Lopes, de Linhaceira, Tomar, foi distinguido com uma Menção Honrosa na categoria de Poesia nas duas edições já realizadas do Prémio Literário do Médio Tejo (2017 e 2018), pelo que a editora entendeu, “também por isso”, publicar, tal como acontece com os primeiros classificados, o seu “arremedilho aos homens minúsculos”.

Em 2018, além de Martinho Branco e Nuno Garcia Lopes, na Poesia, foram distinguidas as obras de Não-Ficção “A Árvore Cantante”, de Paulo Alves (vencedor), e “Os carvoeiros do Pego”, de Joaquim Santos (menção honrosa). O júri entendeu não atribuir, em 2018, o prémio de Romance, afirma a nota.

As candidaturas para a 3.ª edição do Prémio Literário do Médio Tejo abriram no início de maio e decorrem até ao próximo dia 28, sendo que os vencedores recebem 500 euros e veem a sua obra publicada e divulgada a nível nacional.

A Médio Tejo Edições, proprietária do mediotejo.net, jornal digital regional fundado em 2015, é vocacionada para a publicação de obras relacionadas com a história e a cultura do Médio Tejo, apostando também na revelação e promoção de talentos da região, sublinha a nota.

Leia também...

Observação astronómica nocturna abre celebração dos seis anos do Museu Diocesano de Santarém

O Museu Diocesano de Santarém (MDS) promove, hoje à noite, uma observação astronómica, uma das três iniciativas que assinalam, este mês, o seu sexto…

Círculo Cultural Scalabitano reconhece mérito de associados e fundadores

O Círculo Cultural Scalabitano celebrou o seu 65.º aniversário com um jantar onde foram agraciados com a Medalha de Honra do Círculo, para além…

Filipe Nicolau: “O que mais prazer me dá é ver o público cantar ou dançar as minhas músicas”

Filipe Nicolau, cantor e compositor da banda ‘The Town Bar’, apresenta amanhã, no Centro Cultural do Cartaxo, o seu primeiro single a solo ‘Licor’…

“A luta pelo nosso projecto cultural será cada vez mais acérrima”

A pandemia veio expor fragilidades e desigualdades no sector das artes e da cultura, mas trouxe também uma oportunidade única e derradeira para a…