O Orçamento Participativo Escolar (OPE), organizado pela Câmara Municipal do Cartaxo, em parceria com os agrupamentos de escolas e associações de pais, está desde o dia 5 de Maio, em todas as escolas do 2.º ciclo do concelho.

A ideia é que as centenas de alunos do concelho decidam o que consideram prioritário para a sua própria escola, através da criação de planos e o desenho de projectos, debate de ideias e ensaios de apresentações criativas. Nos dias 17 e 18 de Junho, realizam-se as assembleias participativas onde irão ser apresentados os projectos.

Os alunos podem propor projectos em áreas como a educação, cultura, solidariedade, ambiente ou desporto. Cada turma nomeará cinco alunos e oito apoiantes para defender o seu projecto junto dos outros colegas. A votação é feita apenas pelas crianças e nenhuma poderá votar no seu próprio projeto.

Os projectos vencedores vão conquistar os 10 mil euros de investimento que a Câmara Municipal do Cartaxo atribuiu ao orçamento Participativo Escolar em 2021, cinco mil euros para cada agrupamento de escolas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Leia também...

Câmara de Santarém paga transporte escolar para todos os alunos do concelho

A Câmara Municipal de Santarém vai pagar, no próximo ano lectivo, a…

VÍDEO | Escola D. João II, em Santarém, recebe Sala do Futuro

Foi inaugurada esta quinta-feira, 26 de Setembro, na Escola D. João II,…

Alunos, professores, funcionários e pais do AE Ginestal Machado unidos pela dança (c/vídeo)

Manuela Candeias e Sara Gabriel, docentes do Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal…

Alunos e professores estreiam novas instalações da Escola do Sardoal

Os alunos e professores da Escola Básica e Secundária Drª Maria Judite…