O Orçamento Participativo Escolar (OPE), organizado pela Câmara Municipal do Cartaxo, em parceria com os agrupamentos de escolas e associações de pais, está desde o dia 5 de Maio, em todas as escolas do 2.º ciclo do concelho.

A ideia é que as centenas de alunos do concelho decidam o que consideram prioritário para a sua própria escola, através da criação de planos e o desenho de projectos, debate de ideias e ensaios de apresentações criativas. Nos dias 17 e 18 de Junho, realizam-se as assembleias participativas onde irão ser apresentados os projectos.

Os alunos podem propor projectos em áreas como a educação, cultura, solidariedade, ambiente ou desporto. Cada turma nomeará cinco alunos e oito apoiantes para defender o seu projecto junto dos outros colegas. A votação é feita apenas pelas crianças e nenhuma poderá votar no seu próprio projeto.

PUBLICIDADE

Os projectos vencedores vão conquistar os 10 mil euros de investimento que a Câmara Municipal do Cartaxo atribuiu ao orçamento Participativo Escolar em 2021, cinco mil euros para cada agrupamento de escolas.

PUBLICIDADE
Leia também...

Corações com Coroa oferece bolsas de estudo a jovens raparigas de Santarém

A Corações com Coroa (CCC), Associação sem fins lucrativos e ONGD que…

VÍDEO | Escola D. João II, em Santarém, recebe Sala do Futuro

Foi inaugurada esta quinta-feira, 26 de Setembro, na Escola D. João II,…

Alunos e professores estreiam novas instalações da Escola do Sardoal

Os alunos e professores da Escola Básica e Secundária Drª Maria Judite…

Escola Sá da Bandeira assinala ‘175 anos de futuro’

No próximo dia 11 de Outubro, a Escola Secundária Sá da Bandeira…