Apesar de vivermos uma sequência tão desagradável de tempestades, que até então já havia causado nove vítimas mortais e provocado danos tremendos por todo o país, os aficionados acorreram no último sábado à Chamusca para participar no jantar de entrega de prémios do Clube Taurino do Concelho da Chamusca, instituição presidida por Tiago Prestes, que teve lugar no Restaurante “Paragem da Ponte”, distinguindo os triunfadores da última temporada e outras figuras de destaque daquele concelho ribatejano.
Faltaram poucos distinguidos. Entre eles, o cavaleiro João Moura, premiado com o Troféu Prestígio e que, não podendo estar presente, se fez representar pelo aficionado Miguel Aranha, que recolheu o galardão. Outro dos ausentes, homenageado com o prémio Personalidade Taurina, foi o cronista taurino e antigo toureiro cómico internacional Jaime Amante, que reside em Leiria, uma das cidades mais devastadas pelo temporal, e não se encontrava ainda em condições de se deslocar.
A cerimónia foi apresentada por Graça Silva e contou com as honrosas presenças do presidente da Câmara da Chamusca, Dr. Nuno Mira, do presidente da Junta de Freguesia, Jorge Santos, do Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, membro do Governo que nunca teve complexos em tornar pública a sua afición pela arte tauromáquica, e de Nuno Castelão, provedor da Santa Casa da Misericórdia, entre outros.
Os agraciados com os Troféus de 2025 foram os cavaleiros João Ribeiro Telles e Tristão R. Telles Queirós (revelação), a Escola de Toureio “José Falcão”, de Vila Franca de Xira, o Grupo de Forcados Amadores de Santarém, o forcado José Maria Cortes Pena Monteiro (Grupo de Forcados Amadores de Montemor), a ganadaria Oliveira Irmãos, o bandarilheiro João Prates “Belmonte”, os cavaleiros João Moura (Troféu Prestígio) e Marco José (Troféu Carreira), a empresa Doses de Bravura, de Rui Bento, o Grupo Tauromáquico “Sector 1” (Troféu Entidade Nacional), Jaime Amante (Troféu Personalidade Taurina), Manuel dos Santos (homenagem pelo centenário do seu nascimento), os campinos José Maria Pinheiro e António Colorau, e o antigo bandarilheiro João Silva (Troféu Reconhecimento).
Foram ainda atribuídos os Troféus Ascensão a Francisco Souto Barreiros Andrade (do Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Chamusca, Troféu Melhor Pega), Manuel João Ferreira (Personalidade Chamusquense), Sociedade Filarmónica de Instrução e Recreio Carregueirense Vitória, (Entidade Chamusquense), UDCH – União Desportiva da Chamusca (Mérito) e Salvador Mira, António Leão Jr., Bernardo Lucas e Francisco Valério (Troféus Incentivo). Parabéns a todos.
