Na análise mensal à criação de sociedades, a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, verificou que foram criadas no distrito de Santarém, em Dezembro, 112 empresas. Pela primeira vez em 2018, Ourém assumiu o primeiro lugar do pódio no que à criação de projectos empresariais diz respeito.

Os concelhos de Santarém e Ourém, têm sido, ao longo do ano de 2018, os que mais empresas têm criado. Santarém liderou sempre a tabela, à excepção do mês de Março, com Benavente a assumir este lugar, e dos meses de Junho e Julho, onde este concelho surge empatado com o de Ourém, que em quase todos os meses do ano assume o segundo lugar da classificação. Em Dezembro, e apesar da sua grande importância ao longo do ano na criação de empresas, o concelho de Ourém assume pela primeira vez, isolado, o primeiro lugar da tabela no âmbito do nascimento de empresas.

No último mês de Dezembro, que contou, no total, com a criação de 112 empresas, Ourém lidera destacado com a criação de 24 sociedades, seguindo-se, sem surpresas, Santarém, com a criação de 17 sociedades. Em terceiro lugar está Rio Maior, que contribuiu em Dezembro com 11 sociedades, seguindo-se os concelhos de Torres Novas e Tomar, com a criação de 9 empresas cada concelho.

Coruche surge na tabela logo de seguida, com a criação de 8 sociedades, seguindo-se Almeirim, com 7, e os concelhos de Benavente e Salvaterra de Magos, com 6 cada território. Os concelhos do Cartaxo, Entroncamento e Alcanena criaram, cada um, 3 empresas em Dezembro.

No final da tabela, com a criação de duas sociedades, surgem Abrantes e Ferreira do Zêzere e, logo de seguida, Golegã e Sardoal, que apenas contribuíram, cada concelho, com uma empresa criada. Os concelhos de Alpiarça, Chamusca, Constância, Mação e Vila Nova da Barquinha não apresentaram, no período analisado, criação de empresas.

Relativamente aos sectores de actividade, destaque para a criação de empresas relacionadas com a compra e venda de bens imobiliários (8), o comércio a retalho em outros estabelecimentos não especializados, com predominância de produtos alimentares, bebidas ou tabaco (6), restaurantes tipo tradicional (5), Construção de edifícios (residenciais e não residenciais) (4) e Actividades de mediação imobiliária (3).

Em Dezembro, predominou a gerência exercida por homens (73,2%), em detrimento da gerência exercida por mulheres (26,8%).

Leia também...

Prazo para concorrentes à ligação do Pego se pronunciarem volta a ser prolongado

O prazo para os concorrentes ao ponto de ligação à rede elétrica da central a carvão do Pego, em Abrantes, se pronunciarem sobre a…

Piscina ao ar livre de Sardoal reabilitada após investimento de 400 mil euros

A Piscina Municipal do Sardoal vai reabrir ao público no sábado, 3 de Julho, depois de ter sido alvo de trabalhos de reabilitação na…

Núcleo Nersant de Ourém inicia curso de Formação Pedagógica para Formadores

O Núcleo NERSANT de Ourém vai iniciar, no próximo dia 28 de Maio, mais uma acção de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, curso que…

Concessão do quiosque junto ao Tribunal de Santarém vai para hasta pública

A Câmara de Santarém aprovou, na última reunião do Executivo, a realização duma hasta pública com vista à concessão do direito de exploração do…