O Painel Serológico Nacional Covid-19, promovido pelo Instituto de Medicina Molecular, com o financiamento da Sociedade Francisco Manuel dos Santos e do Grupo Jerónimo Martins, ainda tem vagas em 36 municípios, um dos quais no distrito de Santarém, para voluntários que queiram fazer teste serológico gratuito e contribuir para um estudo nacional sobre o vírus.

Para este estudo, eram necessários 1037 voluntários de dez municipio do distrito de Santarém. Neste momento ainda há vagas para o município do Entroncamento nas faixas etárias abaixo dos 18 anos. Para os restantes municípios e faixas etárias, a amostra de Santarém ficou completa em menos de uma semana.

Este será o primeiro painel serológico para a COVID-19 de cobertura nacional alargada, que permitirá dotar Portugal, e também a comunidade científica, da mais completa avaliação já realizada sobre a prevalência da infecção no país.

O objectivo do estudo é determinar a proporção da população Portuguesa que desenvolveu anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2, permitindo estimar a prevalência da infecção, através da realização de testes serológicos gratuitos, nos postos do Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa, empresa parceira deste projecto, a uma amostra de 12 mil voluntários, distribuídos pelas diferentes regiões e grupos etários. Seis meses após o início da pandemia, é agora crítico conhecer o retrato da COVID-19 que permitirá ajudar o país a equilibrar os esforços necessários à retoma social e económica com a protecção da vida.

Segundo Maria Manuel Mota, Diretora Executiva do iMM, “Este financiamento pela SFMS e pelo Grupo JM é de enorme importância para viabilizar o reforço das actividades COVID-19 do iMM e projectá-las no futuro, quer através da monitorização do estado serológico, quer na investigação clínica que permitirá compreender melhor a doença, por exemplo, o que distingue biologicamente indivíduos assintomáticos dos casos ligeiros e dos mais graves.”.

Para José Soares dos Santos, Presidente Executivo da SFMS, “O contexto difícil que vivemos, do ponto de vista sanitário, social e económico, exige o envolvimento de todos. Nesse sentido, a SFMS não poderia deixar de apoiar uma instituição que tem desenvolvido um trabalho fundamental para o país aprofundar o conhecimento sobre o vírus
SARS-CoV-2. Antecipando o impacto do Outono/Inverno, acreditamos que a realização de testes serológicos é essencial para obtermos um retrato da incidência da COVID-19, em Portugal, que permita tomar decisões mais informadas para a contenção da doença.”.

Pedro Soares dos Santos, Presidente do Grupo Jerónimo Martins, destaca “a importância estratégica deste estudo enquanto instrumento de suporte ao planeamento e à tomada de decisões, nomeadamente ao nível de empresas cujos negócios implicam, pela sua natureza, uma muito maior exposição dos colaboradores ao risco de infecção, como é o caso do Pingo Doce ou do Recheio, empresas que nunca pararam, mesmo durante as fases mais críticas da epidemia”. Alavancando na cobertura nacional e na capilaridade da sua rede, o Pingo Doce junta as suas lojas ao esforço de divulgação e angariação de voluntários para o estudo.

Os voluntários poderão inscrever-se através do registo num website (www.painelcovid19.pt) onde irão encontrar toda a informação relevante.

Leia também...

Prisão preventiva para cinco das sete pessoas detidas pela GNR por roubo a idosos

Cinco das sete pessoas detidas, na quarta-feira, por suspeita da prática de 197 crimes de roubo e furto qualificado a idosos ficaram em prisão…

Hospital de Santarém com certificado de excelência Clínica em cinco áreas

O Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS), da Entidade Reguladora da Saúde (ERS), voltou a distinguir cinco áreas clínicas do Hospital Distrital de…

Sindicato aponta mais de 85% e empresa 38,3% de adesão a greve nas rodoviárias de Santarém e Leiria

O sindicato dos trabalhadores das rodoviárias do Oeste, Lis e Tejo (distritos de Leiria e Santarém) afirmou que a adesão à greve de hoje…

Igreja quer cemitérios abertos a 1 e 2 de Novembro

Foto ilustrativa A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) pediu que os cemitérios se mantenham abertos nos dias de Todos os Santos e de Todos os…