O Painel Serológico Nacional Covid-19, promovido pelo Instituto de Medicina Molecular, com o financiamento da Sociedade Francisco Manuel dos Santos e do Grupo Jerónimo Martins, ainda tem vagas em 36 municípios, um dos quais no distrito de Santarém, para voluntários que queiram fazer teste serológico gratuito e contribuir para um estudo nacional sobre o vírus.

Para este estudo, eram necessários 1037 voluntários de dez municipio do distrito de Santarém. Neste momento ainda há vagas para o município do Entroncamento nas faixas etárias abaixo dos 18 anos. Para os restantes municípios e faixas etárias, a amostra de Santarém ficou completa em menos de uma semana.

Este será o primeiro painel serológico para a COVID-19 de cobertura nacional alargada, que permitirá dotar Portugal, e também a comunidade científica, da mais completa avaliação já realizada sobre a prevalência da infecção no país.

O objectivo do estudo é determinar a proporção da população Portuguesa que desenvolveu anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2, permitindo estimar a prevalência da infecção, através da realização de testes serológicos gratuitos, nos postos do Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa, empresa parceira deste projecto, a uma amostra de 12 mil voluntários, distribuídos pelas diferentes regiões e grupos etários. Seis meses após o início da pandemia, é agora crítico conhecer o retrato da COVID-19 que permitirá ajudar o país a equilibrar os esforços necessários à retoma social e económica com a protecção da vida.

Segundo Maria Manuel Mota, Diretora Executiva do iMM, “Este financiamento pela SFMS e pelo Grupo JM é de enorme importância para viabilizar o reforço das actividades COVID-19 do iMM e projectá-las no futuro, quer através da monitorização do estado serológico, quer na investigação clínica que permitirá compreender melhor a doença, por exemplo, o que distingue biologicamente indivíduos assintomáticos dos casos ligeiros e dos mais graves.”.

Para José Soares dos Santos, Presidente Executivo da SFMS, “O contexto difícil que vivemos, do ponto de vista sanitário, social e económico, exige o envolvimento de todos. Nesse sentido, a SFMS não poderia deixar de apoiar uma instituição que tem desenvolvido um trabalho fundamental para o país aprofundar o conhecimento sobre o vírus
SARS-CoV-2. Antecipando o impacto do Outono/Inverno, acreditamos que a realização de testes serológicos é essencial para obtermos um retrato da incidência da COVID-19, em Portugal, que permita tomar decisões mais informadas para a contenção da doença.”.

Pedro Soares dos Santos, Presidente do Grupo Jerónimo Martins, destaca “a importância estratégica deste estudo enquanto instrumento de suporte ao planeamento e à tomada de decisões, nomeadamente ao nível de empresas cujos negócios implicam, pela sua natureza, uma muito maior exposição dos colaboradores ao risco de infecção, como é o caso do Pingo Doce ou do Recheio, empresas que nunca pararam, mesmo durante as fases mais críticas da epidemia”. Alavancando na cobertura nacional e na capilaridade da sua rede, o Pingo Doce junta as suas lojas ao esforço de divulgação e angariação de voluntários para o estudo.

Os voluntários poderão inscrever-se através do registo num website (www.painelcovid19.pt) onde irão encontrar toda a informação relevante.

Leia também...

David Lobato assume funções de 2º Comandante do CDOS de Santarém

David Lobato, de 47 anos de idade, assumiu as funções de segundo…

Já arrancaram as obras do novo Posto da GNR de Salvaterra de Magos

As obras de adaptação da antiga Escola Primária da Avenida, a Posto…

Câmara de Santarém já distribuiu três mil máscaras pelos munícipes carenciados

Foto ilsutrativa A Câmara Municipal de Santarém já disponibilizou, até hoje, mais…

“Rio Maior tem dado provas de grande resiliência e tenacidade, nunca perdendo os valores da solidariedade e amizade”

Luís Santana Dias -Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior O que…