O parlamento aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do ex-dirigente do PS António Fonseca Ferreira, na segunda-feira, lembrado pelo seu “assinalável activismo político”.

No texto, apresentado pelo partido a que pertenceu, o PS, são realçadas as funções exercidas em várias estruturas, “desde as de coordenador da secção do Lumiar, a membro da comissão nacional e da comissão política nacional, passando pela coordenação da corrente de reflexão Margem Esquerda e por uma candidatura a secretário-geral do partido em 2011”.

O antigo dirigente socialista e presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDRLVT) António Fonseca Ferreira faleceu na segunda-feira, vítima de doença prolongada.

António Fonseca Ferreira esteve à frente da CCDR-LVT durante dez anos, entre 1999 e 2009, tendo depois presidido à empresa Arco Ribeirinho Sul.

Durante o período em que José Sócrates assumiu as funções de secretário-geral do PS, António Fonseca Ferreira liderou uma minoria interna de oposição, a corrente de opinião “Esquerda socialista”, e candidatou-se à liderança do seu partido antes do congresso de abril de 2011, que se realizou em Matosinhos.

No PS, foi membro das comissões Nacional e Política e, no plano autárquico, em 2009, candidatou-se à presidência da Câmara de Palmela, mas foi derrotado pela maioria CDU naquele concelho do distrito de Setúbal.

No plano interno partidário, Fonseca Ferreira bateu-se sobretudo pelo “reforço das condições de transparência dos atos eleitorais” e, do ponto de vista ideológico, posicionou-se sempre na chamada ala esquerda do PS.

Leia também...

Comando Regional de emergência e proteção civil instalado em Almeirim

O despacho que estabelece as condições de instalação e funcionamento de cinco comandos regionais de emergência e proteção civil foi hoje publicado em Diário…

Carro tomado pelas chamas na EN 119

Um veículo ligeiro de passageiros incendiou-se na tarde desta sexta-feira, 14 de Junho, na Estrada Nacional (EN) 119, perto das instalações militares do exército,…

Traficante de droga detido em flagrante delito pela GNR

Um homem de 21 anos foi detido pela GNR, em flagrante delito, pelo crime por tráfico de estupefacientes, no passado dia 18 de Novembro,…

Ministro do Ambiente dá estado de emergência do caudal do Tejo como ultrapassado

O ministro do Ambiente e da Ação Climática afirmou que a emergência no caudal do Tejo “está ultrapassada” e adiantou que o Governo espanhol…