O parlamento aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do ex-dirigente do PS António Fonseca Ferreira, na segunda-feira, lembrado pelo seu “assinalável activismo político”.

No texto, apresentado pelo partido a que pertenceu, o PS, são realçadas as funções exercidas em várias estruturas, “desde as de coordenador da secção do Lumiar, a membro da comissão nacional e da comissão política nacional, passando pela coordenação da corrente de reflexão Margem Esquerda e por uma candidatura a secretário-geral do partido em 2011”.

O antigo dirigente socialista e presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDRLVT) António Fonseca Ferreira faleceu na segunda-feira, vítima de doença prolongada.

António Fonseca Ferreira esteve à frente da CCDR-LVT durante dez anos, entre 1999 e 2009, tendo depois presidido à empresa Arco Ribeirinho Sul.

Durante o período em que José Sócrates assumiu as funções de secretário-geral do PS, António Fonseca Ferreira liderou uma minoria interna de oposição, a corrente de opinião “Esquerda socialista”, e candidatou-se à liderança do seu partido antes do congresso de abril de 2011, que se realizou em Matosinhos.

No PS, foi membro das comissões Nacional e Política e, no plano autárquico, em 2009, candidatou-se à presidência da Câmara de Palmela, mas foi derrotado pela maioria CDU naquele concelho do distrito de Setúbal.

No plano interno partidário, Fonseca Ferreira bateu-se sobretudo pelo “reforço das condições de transparência dos atos eleitorais” e, do ponto de vista ideológico, posicionou-se sempre na chamada ala esquerda do PS.

Leia também...

Acidente provoca seis feridos, um deles grave, na A1 em Santarém

Um acidente entre três veículos ligeiros e um pesado de mercadorias provocou seis feridos, um deles grave, na madrugada desta terça-feira, 30 de Abril,…

Primeiro-ministro diz que novas medidas são para abanar o país e alterar comportamentos

O primeiro-ministro diz que as novas medidas decretadas na quarta-feira, 14 de Outubro, por causa da pandemia, que incluem a declaração do estado de…

Câmara deixa cair projecto de Casa Mortuária no antigo bairro 16 de Março

A Câmara de Santarém desistiu do projecto de construção da nova casa mortuária da cidade no terreno onde em tempos esteve o antigo bairro…

Manuel Afonso dado como certo na corrida à Câmara de Santarém pelo PS

O nome do deputado Manuel Afonso está hoje a ser votado para encabeçar a candidatura do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Santarém…