O Tribunal deu provimento ao processo instaurado pelo Ministério Público (MP) de Santarém para extinção da pessoa colectiva de utilidade pública denominada Casa do Povo da Chamusca. O julgamento do caso decorreu entre os anos de 2018 e 2019 e envolveu a inquirição de mais de 40 testemunhas.

Segundo o Ministério Público, o tribunal entendeu “, que os fins previstos nos estatutos daquela pessoa colectiva não se encontravam a ser prosseguidos, pelo menos desde 2008, sendo que, em seu detrimento, apenas se desenvolvia actividade de gestão patrimonial, sem que os fundos auferidos (por exemplo, com a venda das habitações), fossem canalizados para qualquer das actividades que aquela se propunha inicialmente desenvolver”.

A decisão pode ainda ser revertida, segundo a mesma fonte, pois a sentença ainda não transitou em julgado já que ainda pode ser objecto de recurso, mas, caso se mantenha ou seja confirmada, o património da Casa do Povo, que inclui cerca de meia centena de habitações localizadas no Bairro 1.º de Maio, na Chamusca, deverá transitar para a esfera do Estado.

Em paralelo com a acção cível agora decidida, o Ministério Público acompanha o julgamento criminal, no mesmo tribunal, presentemente suspenso, no qual se apuram as responsabilidades penais pelos factos espelhados na acção cível.

Leia também...

VÍDEO | Quartel da GNR de Alcanena renovado ao fim de 20 anos

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, inaugurou esta terça-feira, 9 de Julho, o novo quartel da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Alcanena, num…

Obras no Campo da Azenha em Amiais de Baixo quase concluídas

As obras de reparação e beneficiação do Campo da Azenha, em Amiais de Baixo já se encontram na sua última fase, ficando a faltar…

Quatro pessoas detidas pela PSP

O Comando Distrital de Santarém da Polícia de Segurança Pública anunciou em comunicado a detenção de quatro pessoas entre os dias 22 e 28…

Proteção Civil alerta para aumento “muito grande” do risco de incêndio até terça-feira

Foto de arquivo A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou para um aumento “muito grande” do risco de incêndio até terça-feira…