O Tribunal deu provimento ao processo instaurado pelo Ministério Público (MP) de Santarém para extinção da pessoa colectiva de utilidade pública denominada Casa do Povo da Chamusca. O julgamento do caso decorreu entre os anos de 2018 e 2019 e envolveu a inquirição de mais de 40 testemunhas.

Segundo o Ministério Público, o tribunal entendeu “, que os fins previstos nos estatutos daquela pessoa colectiva não se encontravam a ser prosseguidos, pelo menos desde 2008, sendo que, em seu detrimento, apenas se desenvolvia actividade de gestão patrimonial, sem que os fundos auferidos (por exemplo, com a venda das habitações), fossem canalizados para qualquer das actividades que aquela se propunha inicialmente desenvolver”.

A decisão pode ainda ser revertida, segundo a mesma fonte, pois a sentença ainda não transitou em julgado já que ainda pode ser objecto de recurso, mas, caso se mantenha ou seja confirmada, o património da Casa do Povo, que inclui cerca de meia centena de habitações localizadas no Bairro 1.º de Maio, na Chamusca, deverá transitar para a esfera do Estado.

Em paralelo com a acção cível agora decidida, o Ministério Público acompanha o julgamento criminal, no mesmo tribunal, presentemente suspenso, no qual se apuram as responsabilidades penais pelos factos espelhados na acção cível.

Leia também...

“O Judeu” sobe ao palco do Sá da Bandeira em Santarém no centenário de Bernardo Santareno

A apresentação da peça “O Judeu”, de Bernardo Santareno, pela Companhia João Garcia Miguel, a 21 de Novembro, no Teatro Sá da Bandeira, em…

Segundo Santarém JazzFest com Marta Hugon, Quarteto Miga e homenagem a José Duarte

O quinteto de Marta Hugon e o Quarteto Miga são os grupos convidados para a segunda edição do Santarém JazzFest, que acontece a 15…

União Desportiva de Santarém vence Sport Lisboa e Cartaxo no primeiro desafio da temporada

Arrancou este domingo o calendário de jogos da divisão principal do futebol da Associação de Futebol de Santarém. O Correio do Ribatejo acompanhou o…

Frio veio para ficar e são esperadas temperaturas mínimas negativas no distrito de Santarém

Vários concelhos do distrito de Santarém vão apresentar valores de temperaturas mínimas negativas até à próxima quarta-feira, 8 de Janeiro, segundo o Instituto Português do…