O grupo parlamentar do PCP questionou, através do parlamento, o ministro das Finanças sobre o balcão da Autoridade Tributária na Loja do Cidadão de Santarém, com atendimento ao público apenas no período da manhã e mediante marcação.

“Ultrapassados os constrangimentos decorrentes da pandemia e reposta a normalidade no funcionamento dos serviços públicos, nomeadamente no atendimento aos cidadãos, não se encontram razões para a limitação agora imposta que, diga-se, é muito semelhante à já anunciada por outros serviços públicos, noutros balcões de lojas do cidadão”, lê-se na pergunta subscrita pelo deputado Duarte Alves.

No documento dirigido ao ministro das Finanças, através do presidente da Assembleia da República, salienta-se que “as lojas do cidadão – segundo os seus promotores – visam agilizar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos”, mas tal, com a medida da Autoridade Tributária (AT), “não será possível, já que em metade do tempo diário de atendimento do público, não serão atendidos mais cidadãos”.

“Pelo contrário, a tendência será para o aumento das filas de espera”, acrescenta-se. “Consideramos que não podem ser os utentes a sofrer as consequências das medidas governamentais que conduzem, nomeadamente, ao encerramento de serviços e à falta de trabalhadores, única razão que encontramos para a medida agora adoptada pela AT”, é referido.

Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais, o PCP questiona se “tenciona o Governo manter o atendimento apenas durante a manhã e mediante marcação?”.

Em caso contrário, “quando se prevê a abertura em pleno daquele balcão?”, pergunta ainda o deputado, que também solicita esclarecimentos sobre quantos trabalhadores “são necessários para o funcionamento pleno” do balcão, e quantos estão ao serviço, bem como se o Governo tenciona “contratar mais pessoal” para “o funcionamento pleno daquele serviço”.

Leia também...

Semana do Piano do Conservatório de Música de Santarém abre com recital de Mário Laginha

A 2.ª Semana de Piano de Santarém, iniciativa do Conservatório de Música de Santarém, realiza-se de segunda a quinta-feira da próxima semana, abrindo com…

Encarregados de educação apresentam queixa por assédio sexual contra professor da escola D. João II

Notícia publicada na edição impressa de 20 de Janeiro do Correio do Ribatejo Pelo menos oito encarregados de educação de uma turma da Escola…

Prisão preventiva para suspeito de 20 furtos em Almeirim

Detido estava a ser investigado há cerca de um mês.

Município de Tomar atribui 42 bolsas de estudo no ensino superior

O Município de Tomar vai atribuir 42 bolsas de estudo a alunos naturais do concelho ou nele residentes há mais de cinco anos que…