O grupo parlamentar do PCP questionou, através do parlamento, o ministro das Finanças sobre o balcão da Autoridade Tributária na Loja do Cidadão de Santarém, com atendimento ao público apenas no período da manhã e mediante marcação.

“Ultrapassados os constrangimentos decorrentes da pandemia e reposta a normalidade no funcionamento dos serviços públicos, nomeadamente no atendimento aos cidadãos, não se encontram razões para a limitação agora imposta que, diga-se, é muito semelhante à já anunciada por outros serviços públicos, noutros balcões de lojas do cidadão”, lê-se na pergunta subscrita pelo deputado Duarte Alves.

No documento dirigido ao ministro das Finanças, através do presidente da Assembleia da República, salienta-se que “as lojas do cidadão – segundo os seus promotores – visam agilizar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos”, mas tal, com a medida da Autoridade Tributária (AT), “não será possível, já que em metade do tempo diário de atendimento do público, não serão atendidos mais cidadãos”.

“Pelo contrário, a tendência será para o aumento das filas de espera”, acrescenta-se. “Consideramos que não podem ser os utentes a sofrer as consequências das medidas governamentais que conduzem, nomeadamente, ao encerramento de serviços e à falta de trabalhadores, única razão que encontramos para a medida agora adoptada pela AT”, é referido.

Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais, o PCP questiona se “tenciona o Governo manter o atendimento apenas durante a manhã e mediante marcação?”.

Em caso contrário, “quando se prevê a abertura em pleno daquele balcão?”, pergunta ainda o deputado, que também solicita esclarecimentos sobre quantos trabalhadores “são necessários para o funcionamento pleno” do balcão, e quantos estão ao serviço, bem como se o Governo tenciona “contratar mais pessoal” para “o funcionamento pleno daquele serviço”.

Leia também...

Um ferido grave em despiste de camião e queda de viaduto na EN 110

Uma pessoa ficou ferida com gravidade na sequência do despiste de um veículo pesado de recolha de resíduos urbanos que caiu de um viaduto…

Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa visita Loja do Cidadão em Santarém

A Loja de Cidadão de Santarém recebeu, no dia 6 de Julho, a visita de Mário Campolargo, Secretário de Estado da Digitalização e da…

CIM Médio Tejo promoveu visita técnica às experiências desenvolvidas no âmbito da Rota dos Templários

No passado dia 31 de Outubro, a CIM Médio Tejo promoveu uma visita técnica às experiências interativas, que estão a ser desenvolvidas no âmbito…

Ex-coordenador do ACES Lezíria diz que Santarém “está bem” em cuidados de saúde primários

Santarém “está bem” na prestação de cuidados de saúde primários, defendeu o ex-director executivo do Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria, que defendeu…