O Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020) vai abrir este ano avisos avaliados em cerca de 178 milhões de euros, para várias medidas e apoios, de acordo com um comunicado do Ministério da Agricultura.

“Estes avisos destinam-se, essencialmente a apoiar a instalação de jovens agricultores, o investimento em agricultura biológica, a reabilitação e modernização de regadios, a silvicultura sustentável, o restabelecimento do potencial produtivo (na sequência das calamidades ocorridas em 2019) e desenvolvimento local (Leader), assim como a operacionalização do instrumento financeiro no âmbito do investimento, entre outros”, revelou a tutela, na mesma nota.

O Governo recordou que ao valor hoje anunciado “acresce ainda o prolongamento dos compromissos agroambientais que assumem cerca de 144 milhões de euros”.

Segundo informação publicada no Boletim Informativo dos Fundos da União Europeia para Portugal, destaca-se, segundo a tutela, a performance do Desenvolvimento Rural, que engloba três programas (PDR2020, Prorural+ e PRODERAM2020), “na execução de fundos, com 64% de taxa de execução, o que representa três mil milhões de euros de pagamentos desde o seu início”.

Este boletim detalha ainda que, neste âmbito, “o número de explorações/beneficiários apoiados ultrapassou os 39 mil e foram apoiados mais de 3,7 mil projectos de desenvolvimento local”.

Leia também...

Cartaxo na Feira Nacional de Agricultura

O pavilhão da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo – CIMLT, vai receber os seus onze municípios, dedicando-lhes dias especiais – no dia 9…

Reabilitação do primeiro troço do ramal ferroviário de Tomar está concluída

 Os trabalhos iniciais de reabilitação de via no Ramal de Tomar, uma intervenção que representou um investimento de 2,4 milhões de euros, já estão concluídos.…

Governante em roteiro empresarial pelo distrito de Santarém para relançar actividade económica e exportações

O secretário de Estado da Internacionalização visitou na quinta-feira, 4 de Junho, a fábrica da Mitsubishi Fuso (MFTE) em Tramagal, Abrantes, para promover o…

Nova direcção da ACES apostada em dinamizar comércio tradicional

Os novos órgãos sociais da Associação Comercial, Empresarial e Serviços dos concelhos de Santarém, Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo e Chamusca (ACES) tomaram posse esta…