O Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020) vai abrir este ano avisos avaliados em cerca de 178 milhões de euros, para várias medidas e apoios, de acordo com um comunicado do Ministério da Agricultura.

“Estes avisos destinam-se, essencialmente a apoiar a instalação de jovens agricultores, o investimento em agricultura biológica, a reabilitação e modernização de regadios, a silvicultura sustentável, o restabelecimento do potencial produtivo (na sequência das calamidades ocorridas em 2019) e desenvolvimento local (Leader), assim como a operacionalização do instrumento financeiro no âmbito do investimento, entre outros”, revelou a tutela, na mesma nota.

O Governo recordou que ao valor hoje anunciado “acresce ainda o prolongamento dos compromissos agroambientais que assumem cerca de 144 milhões de euros”.

Segundo informação publicada no Boletim Informativo dos Fundos da União Europeia para Portugal, destaca-se, segundo a tutela, a performance do Desenvolvimento Rural, que engloba três programas (PDR2020, Prorural+ e PRODERAM2020), “na execução de fundos, com 64% de taxa de execução, o que representa três mil milhões de euros de pagamentos desde o seu início”.

Este boletim detalha ainda que, neste âmbito, “o número de explorações/beneficiários apoiados ultrapassou os 39 mil e foram apoiados mais de 3,7 mil projectos de desenvolvimento local”.

Leia também...

Ourém reabre mercados de forma condicionada

 O Município de Ourém anunciou a reabertura condicionada do mercado municipal, assim como a realização dos mercados ecorrurais, iniciativas que tinham sido suspensas no…

Adega do Cartaxo assinala 70 anos com 1954 garrafas de um tinto especial

A Adega do Cartaxo assinalou ontem 70 anos de existência no decorrer de um jantar comemorativo que reuniu dezenas de convidados. Jorge Antunes, presidente…

IP investe 2,8 ME no reforço de Ponte Ferroviária sobre o Tejo em Abrantes

 A Infraestruturas de Portugal (IP) vai investir 2,8 milhões de euros no reforço e protecção das fundações da Ponte Ferroviária sobre o Tejo, da…

“As redes sociais têm o impacto que lhe quisermos dar”

Ser influencer, a nova profissão da era digital “As redes sociais têm o impacto que lhe quisermos dar” Liliana Marques, natural de Almeirim, apresenta-se…