“O que é o comer?” é o título do livro que a Confraria do Bucho e Tripas apresentou no passado sábado, 19 de outubro, no Muro da Praça, no Pego, que se debruça sobre os sabores e saberes da cozinha pegacha.

Preservar as tradições à mesa da aldeia do Pego é o principal objectivo desta obra que conta com as participações de Francisco Lopes e Isilda Jana e com testemunhos da população com as receitas mais emblemáticas e representativas da freguesia.

““O que é o comer?” traz-nos os saberes e sabores da cozinha pegacha que tanto apreciamos e que fez do Pego «a maior tasquinha» do concelho e até da região”, refere a Confraria do Bucho e Tripas do Pego que foi criada com o intuito de divulgar e preservar este património identitário.

O Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, o Vereador Luís Dia, a Presidente da Junta de Freguesia do Pego, Bia Salgueiro, e a Coordenadora Técnica da TAGUS, Conceição Pereira, entre outros, estiveram presentes na sessão de apresentação do livro.

Esta publicação surge no âmbito do PDR 2020, do Portugal 2020, e é financiada pelo FEADER. A Confraria do Bucho e Tripas candidatou-se à medida Renovação das Aldeia com o projeto de criação de uma carta gastronómica do Pego (edição de livro e produção de conteúdos documentais áudio e vídeo) de forma a preservar e valorizar este património imaterial.

Leia também...

FNA 23 foi uma afirmação de vitalidade da agricultura e das tradições ribatejanas

A FNA 23 – Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo que teve início no dia 3 de Junho no Centro Nacional de…

Câmara de Abrantes saúda parecer favorável da APA para parque eólico da Endesa

A Câmara de Abrantes saudou hoje o parecer favorável da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para o primeiro de quatro parques eólicos da Endesa,…

Santuário de Fátima apresenta ano pastoral à espera de “uma nova normalidade”

O Santuário de Fátima espera que o novo ano pastoral, com abertura em 27 de Novembro, represente a chegada “a uma nova normalidade, depois…

CP reforça oferta de comboios Alfa e Intercidades a partir do dia 13

A CP vai reforçar a oferta de comboios a partir do dia 13, com a reposição de seis comboios Alfa Pendular, a circulação de…