“O que é o comer?” é o título do livro que a Confraria do Bucho e Tripas apresentou no passado sábado, 19 de outubro, no Muro da Praça, no Pego, que se debruça sobre os sabores e saberes da cozinha pegacha.

Preservar as tradições à mesa da aldeia do Pego é o principal objectivo desta obra que conta com as participações de Francisco Lopes e Isilda Jana e com testemunhos da população com as receitas mais emblemáticas e representativas da freguesia.

““O que é o comer?” traz-nos os saberes e sabores da cozinha pegacha que tanto apreciamos e que fez do Pego «a maior tasquinha» do concelho e até da região”, refere a Confraria do Bucho e Tripas do Pego que foi criada com o intuito de divulgar e preservar este património identitário.

O Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, o Vereador Luís Dia, a Presidente da Junta de Freguesia do Pego, Bia Salgueiro, e a Coordenadora Técnica da TAGUS, Conceição Pereira, entre outros, estiveram presentes na sessão de apresentação do livro.

Esta publicação surge no âmbito do PDR 2020, do Portugal 2020, e é financiada pelo FEADER. A Confraria do Bucho e Tripas candidatou-se à medida Renovação das Aldeia com o projeto de criação de uma carta gastronómica do Pego (edição de livro e produção de conteúdos documentais áudio e vídeo) de forma a preservar e valorizar este património imaterial.

Leia também...

Torres Novas assinalou 100 anos de Armistício

Decorreu, no dia 11 de Novembro, no Largo dos Combatentes, em Torres…

Casal detido pela PSP por tráfico de droga, posse de arma proibida e furtos

Em Tomar.

Torres Novas recebe apresentação do Libro “O Peso das Borboletas”

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, recebe no próximo…

Ministro da Educação defende democratização da cultura através do ensino

O ministro da Educação destacou, esta terça-feira, dia 12, a importância de…