“O que é o comer?” é o título do livro que a Confraria do Bucho e Tripas apresentou no passado sábado, 19 de outubro, no Muro da Praça, no Pego, que se debruça sobre os sabores e saberes da cozinha pegacha.

Preservar as tradições à mesa da aldeia do Pego é o principal objectivo desta obra que conta com as participações de Francisco Lopes e Isilda Jana e com testemunhos da população com as receitas mais emblemáticas e representativas da freguesia.

““O que é o comer?” traz-nos os saberes e sabores da cozinha pegacha que tanto apreciamos e que fez do Pego «a maior tasquinha» do concelho e até da região”, refere a Confraria do Bucho e Tripas do Pego que foi criada com o intuito de divulgar e preservar este património identitário.

O Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, o Vereador Luís Dia, a Presidente da Junta de Freguesia do Pego, Bia Salgueiro, e a Coordenadora Técnica da TAGUS, Conceição Pereira, entre outros, estiveram presentes na sessão de apresentação do livro.

Esta publicação surge no âmbito do PDR 2020, do Portugal 2020, e é financiada pelo FEADER. A Confraria do Bucho e Tripas candidatou-se à medida Renovação das Aldeia com o projeto de criação de uma carta gastronómica do Pego (edição de livro e produção de conteúdos documentais áudio e vídeo) de forma a preservar e valorizar este património imaterial.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…