“O que é o comer?” é o título do livro que a Confraria do Bucho e Tripas apresentou no passado sábado, 19 de outubro, no Muro da Praça, no Pego, que se debruça sobre os sabores e saberes da cozinha pegacha.

Preservar as tradições à mesa da aldeia do Pego é o principal objectivo desta obra que conta com as participações de Francisco Lopes e Isilda Jana e com testemunhos da população com as receitas mais emblemáticas e representativas da freguesia.

““O que é o comer?” traz-nos os saberes e sabores da cozinha pegacha que tanto apreciamos e que fez do Pego «a maior tasquinha» do concelho e até da região”, refere a Confraria do Bucho e Tripas do Pego que foi criada com o intuito de divulgar e preservar este património identitário.

O Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, o Vereador Luís Dia, a Presidente da Junta de Freguesia do Pego, Bia Salgueiro, e a Coordenadora Técnica da TAGUS, Conceição Pereira, entre outros, estiveram presentes na sessão de apresentação do livro.

Esta publicação surge no âmbito do PDR 2020, do Portugal 2020, e é financiada pelo FEADER. A Confraria do Bucho e Tripas candidatou-se à medida Renovação das Aldeia com o projeto de criação de uma carta gastronómica do Pego (edição de livro e produção de conteúdos documentais áudio e vídeo) de forma a preservar e valorizar este património imaterial.

Leia também...

Artistas da OficINa da Psiquiatria do Hospital de Santarém inauguram Exposição “Anti-Inércia”

A inauguração da exposição decorreu hoje, dia 19 de Maio, pelas 11h,…

Câmara de Santarém renova apoios extraordinários a munícipes mais vulneráveis

A Câmara de Santarém renovou, para 2022, o apoio financeiro extraordinário a…

Autarquia de Santarém apoia organização do centenário da freguesia da Póvoa da Isenta

O Município de Santarém vai conceder um apoio financeiro de 12.000,00 euros…

Torres Novas apresenta meios da Proteção Civil que integram o DECIR 2022

A Câmara Municipal de Torres Novas promoveu na manhã desta terça-feira, 15…