O Caminho dos Candeeiros (Caminhos de Fátima), é o primeiro passo de um projecto de estruturação de caminhos pedestres que têm Rio Maior e o Caminho dos Candeeiros como um ponto de encontro dos peregrinos que se deslocam do Oeste (Torres Vedras, Óbidos, Caldas da Rainha, Bombarral, Peniche) e da grande Lisboa, (Azambuja, Alenquer, Vila Franca de Xira, Lisboa) para Fátima.

Segundo a autarquia de Rio Maior, este projecto nasceu de uma parceria entre os municípios de Rio Maior e Porto de Mós e procura evitar as estradas com grande circulação automóvel em favor de caminhos de terra e estradas rurais no interior do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros. O objectivo é criar condições seguras e aprazíveis para peregrinos e viajantes que futuramente se irão dirigir ao Santuário de Fátima. 

“Quem optar por este caminho percorrerá territórios variados, com grande interesse cultural e paisagístico, tais como as Marinhas do Sal, o Olho d’Água, a Pedreira do Barco e os muros de pedra seca de Alcobertas, isto no território do concelho de Rio Maior”, destaca uma nota da autarquia.

O percurso tem cerca de 50 quilómetros entre a cidade de Rio Maior e o Santuário de Fátima, e a conclusão da marcação está prevista para o mês de Abril, permitindo a sua utilização na Peregrinação do 13 de Maio. 

Leia também...

Entidade Regional de Turismo lança calendário de eventos para o Alentejo e Ribatejo

Os calendários de eventos ‘Viva a festa’ (Ribatejo) e ‘Caiado de fresco’ (Alentejo) foram apresentados ontem na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) pelo…

Torres Novas promove turismo no Convento de Cristo

O Município de Torres Novas vai realizar uma acção de promoção turística do seu território no próximo dia 15 de Setembro, no Convento de…

Tomar injecta 200 mil euros na economia local e incentiva permanência de turistas

A Câmara de Tomar vai injectar 200 mil euros na economia local, nos sectores mais afectados pela pandemia da covid-19, num programa que atribui…

Divisão do distrito de Santarém dispersa promoção turística

Dividido por duas Entidades Regionais de Turismo – Centro e Alentejo -, a promoção turística do distrito de Santarém encontra-se dispersa, surgindo alguns esforços…