O Caminho dos Candeeiros (Caminhos de Fátima), é o primeiro passo de um projecto de estruturação de caminhos pedestres que têm Rio Maior e o Caminho dos Candeeiros como um ponto de encontro dos peregrinos que se deslocam do Oeste (Torres Vedras, Óbidos, Caldas da Rainha, Bombarral, Peniche) e da grande Lisboa, (Azambuja, Alenquer, Vila Franca de Xira, Lisboa) para Fátima.

Segundo a autarquia de Rio Maior, este projecto nasceu de uma parceria entre os municípios de Rio Maior e Porto de Mós e procura evitar as estradas com grande circulação automóvel em favor de caminhos de terra e estradas rurais no interior do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros. O objectivo é criar condições seguras e aprazíveis para peregrinos e viajantes que futuramente se irão dirigir ao Santuário de Fátima. 

“Quem optar por este caminho percorrerá territórios variados, com grande interesse cultural e paisagístico, tais como as Marinhas do Sal, o Olho d’Água, a Pedreira do Barco e os muros de pedra seca de Alcobertas, isto no território do concelho de Rio Maior”, destaca uma nota da autarquia.

O percurso tem cerca de 50 quilómetros entre a cidade de Rio Maior e o Santuário de Fátima, e a conclusão da marcação está prevista para o mês de Abril, permitindo a sua utilização na Peregrinação do 13 de Maio. 

Leia também...

Rio Maior lança campanha turística como “destino seguro”

A Câmara de Rio Maior juntou-se a agentes turísticos do concelho para uma campanha de promoção como “destino seguro”, com disponibilização de experiências na…

Turismo religioso volta a ser debatido presencialmente em Fátima

No mês de Março.

Chef do OH!VARGAS vence prémio AHRESP na categoria de ‘Novo Talento’

Em menos de uma semana, o restaurante OH!VARGAS volta a estar de parabéns! Depois de ter subido ao palco da ‘Gala de Vinhos do…

Azambuja inaugura novo Albergue de Peregrinos

O concelho de Azambuja conta com um novo Albergue de Peregrinos, desde dia 24 de Junho, inaugurado com a presença do presidente da ERTAR-Entidade…