O Caminho dos Candeeiros (Caminhos de Fátima), é o primeiro passo de um projecto de estruturação de caminhos pedestres que têm Rio Maior e o Caminho dos Candeeiros como um ponto de encontro dos peregrinos que se deslocam do Oeste (Torres Vedras, Óbidos, Caldas da Rainha, Bombarral, Peniche) e da grande Lisboa, (Azambuja, Alenquer, Vila Franca de Xira, Lisboa) para Fátima.

Segundo a autarquia de Rio Maior, este projecto nasceu de uma parceria entre os municípios de Rio Maior e Porto de Mós e procura evitar as estradas com grande circulação automóvel em favor de caminhos de terra e estradas rurais no interior do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros. O objectivo é criar condições seguras e aprazíveis para peregrinos e viajantes que futuramente se irão dirigir ao Santuário de Fátima. 

“Quem optar por este caminho percorrerá territórios variados, com grande interesse cultural e paisagístico, tais como as Marinhas do Sal, o Olho d’Água, a Pedreira do Barco e os muros de pedra seca de Alcobertas, isto no território do concelho de Rio Maior”, destaca uma nota da autarquia.

O percurso tem cerca de 50 quilómetros entre a cidade de Rio Maior e o Santuário de Fátima, e a conclusão da marcação está prevista para o mês de Abril, permitindo a sua utilização na Peregrinação do 13 de Maio. 

Leia também...

Turismo do Centro quer aeroporto em Monte Real para servir Fátima e região

O presidente da Turismo Centro, Pedro Machado, defendeu hoje a adaptação para voos comerciais da Base Aérea de Monte Real (Leiria), adiantando que teria…

300 empresários emigrantes em França esperados no encontro dos investidores da diáspora em 2021

Trezentos empresários portugueses sediados em França são esperados na 5.ª edição do Encontro dos Investidores da Diáspora de Fátima em Agosto de 2021, anunciou…

Posto de Turismo de Sardoal com selo Clean & Safe

O Turismo de Portugal atribuiu o selo Clean & Safe ao Posto de Turismo de Sardoal, uma distinção que certifica o cumprimento das recomendações…

Delegação da Entidade de Turismo em Santarém é “fundamental”

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD) considerou a instalação, em Santarém, de uma delegação Entidade Regional de Turismo Alentejo Ribatejo (ERTAR)…