O Município distinguiu um conjunto de 19 personalidades e instituições no Dia de Santarém, 19 de Março, feriado municipal. A cerimónia decorreu no Convento de S. Francisco, visando “distinguir as pessoas singulares ou colectivas que se destacaram pelo seu significativo contributo no campo autárquico, nos vários ramos das ciências, na atividade cultural e desportiva, económica, humanitária, ou outras de notável importância e de cujos actos produziram assinaláveis benefícios para a Cidade e ou para o Concelho, que justificam esse reconhecimento”.

Classificado pelo presidente da Câmara de Santarém como “um momento histórico”, esta entrega de Medalhas Municipais “simboliza e representa os valores de excelência, perseverança e altruísmo” que os homenageados demonstraram ao longo do seu percurso.

“São modelos de excelência cívica, que nos inspiram a todos”, afirmou ainda o autarca, para quem estas homenagens são uma celebração “da riqueza de talentos” que Santarém tem produzido e que “enriquecem o concelho”.

Desta forma, foram entregues as seguintes medalhas:

Medalha de ouro a José Júlio Eloy (a título póstumo), Escola Superior de Saúde de Santarém, Joaquim Jorge de Magalhães Saraiva da Mota, Vítor Serrão, Jorge Custódio e José Manuel Constantino.

Medalha de Prata atribuída a Jorge Justino.

Medalha de Mérito do Município de Santarém, na área da Cultura, a António Júlio Rodrigues dos Santos.

Medalha de Mérito a Fernando Diniz Ferreira, José Carlos Lucas, Ricardo Rhodes Sérgio, Serafina Moreira, António Cruz Costa, Jaime Carvalho e José Pereira Rosa Manata.

Medalha de mérito municipal na área económica, a Joaquim Pedro Torres, empresário fundador da Irricampo e da Valinveste, e organizador da Agroglobal, em Valada do Ribatejo, de 2009 a 2021.

Medalha de mérito municipal na área do Desporto, a Maria Martins, natural da Moçarria, tornou-se a primeira ciclista portuguesa a ser medalhada num europeu e num mundial de pista.

Medalha de mérito municipal na área da Ciência, a Miguel Castanho, investigador, cientista do Instituto de Medicina Molecular de Lisboa, Professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa estígio, desenvolve trabalho no estudo sobre doenças neurodegenerativas e tem prémios conquistados a nível europeu na área da bioquímica.

Medalha de Valor e Altruísmo do Município de Santarém, a Torres Paulo (a título póstumo), médico altruísta, considerado o “médico do povo”, que sempre manteve uma dedicação extrema aos seus pacientes. Durante mais de cinquenta anos salvou centenas de vidas de doenças mortais, numa época em que subsistiam fracas condições de vida e escassos recursos. Um médico que ajudava as famílias carenciadas e defendia os mais vulneráveis.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…