Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

Os transportes públicos nos 11 municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo e nos concelhos da Sertã e Vila de Rei vão ser gratuitos para todos os estudantes a partir de 01 de abril, anunciou hoje a CIM.

“A partir do próximo dia 01 de abril está disponível o passe de rede gratuito jovem estudante Médio Tejo, chamado Meio Jovem”, indica, em nota informativa, a CIM Médio Tejo, com sede em Tomar.

Com este passe, refere a CIM, “os jovens estudantes vão poder viajar, gratuitamente, em toda a rede nos serviços ‘Meio – Para Andar no Médio Tejo’”.

Os serviços de transporte que estão abrangidos pelo passe Meio Jovem são os de transporte público regular de passageiros de âmbito municipal e intermunicipal nos concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.

A gratuitidade inclui também o serviço de transporte público urbano da cidade de Abrantes (TUA) e o serviço aBUSa, bem como o serviço de transporte público urbano da cidade de Tomar – TUTomar e o serviço de transporte público urbano nas cidades de Fátima e Ourém – TUFO.

Segundo adianta a CIM Médio Tejo, o passe de rede gratuito jovem estudante Médio Tejo “destina-se a todos os estudantes, dos 04 aos 23 anos, que se enquadrem nas condições da Portaria N.º 7-A/2024 de 05 de janeiro 2024, sendo que dos 04 aos 18 anos, não é necessário fazer prova de inscrição da unidade de ensino”.

Já “dos 19 aos 23 anos, além do cartão de identificação e de outros dados”, os jovens têm de “fazer prova” de que são estudantes.

Com entrada em vigor em 01 de abril, os estudantes “não necessitam de substituir o seu passe atual, mas deverão fazer a validação do seu passe a bordo, em todas as viagens”, indica ainda a CIM, que disponibiliza mais informação no endereço de Internet www.meiomt.pt ou através da linha de apoio 249 78 78 78.

A CIM Médio Tejo tem uma área territorial que abrange 11 concelhos (Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha) com uma população de 210 mil habitantes] e tem uma área territorial de 1.639 km².

Os municípios da Sertã e de Vila de Rei passaram em 2023 a integrar a CIM Beira Baixa, mas mantêm com a CIM Médio Tejo interação em alguns projetos, como é o caso do transporte público de passageiros.

Citado na nota, o presidente da CIM Médio Tejo, Manuel Jorge Valamatos, salienta que a medida “contribui para um acesso mais facilitado à rede de transporte público ‘Meio’, em operação no Médio Tejo” e que, “para além da gratuitidade implícita, a grande mais-valia deste passe estudante é o acesso a toda a rede” disponível.

“A CIM Médio Tejo e os municípios desta região voltam a incrementar soluções na área da mobilidade, soluções que significam uma aposta financeira nesta área, mas sobretudo uma aposta na qualidade de vida dos nossos cidadãos, nomeadamente dos jovens estudantes, que queremos captar e que aqui queremos que encontrem todas as condições para estudar e viver”, acrescenta Manuel Jorge Valamatos, que é também presidente da Câmara Municipal de Abrantes.

Leia também...

Certas Lendas do Império… Por Cândido Azevedo

Lendas são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas, visando explicar acontecimentos misteriosos ou…

Quando o futebol não vive só de golos…por Ricardo Segurado

O desporto oferece-nos momentos de espetáculo, magia, arte e paixão verdadeiramente deslumbrantes.…

Investigadores dataram oliveira com 3.350 anos em Abrantes como a mais velha de Portugal

Investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) identificaram a “oliveira…

Um detido por posse ilegal de arma e extorsão em Santarém

O Comando Distrital de Santarém da PSP, através do Núcleo de Investigação…