Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

O Partido Ecologista Os Verdes (PEV) alertou hoje para um caso de mortandade de peixes na Barragem dos Patudos, em Alpiarça, e que ninguém os está a retirar da água, o que pode “colocar em risco a saúde pública”.

“Ativistas do PEV que se deslocaram posteriormente ao local, confirmaram a situação e ficaram chocados pelo facto de não estar a decorrer nenhuma intervenção para retirar os peixes da barragem (…) ao prolongar-se esta situação, estaremos perante um agravamento da degradação das águas, que pode potenciar um problema de saúde pública”, referiu o partido, num comunicado enviado à comunicação social.

Segundo o PEV, a mortandade pode ter sido causada pela falta de oxigenação da água devido ao aumento das temperaturas na última semana.

Afirmando que este tipo de ocorrência já tinha acontecido no passado, quando a CDU liderava a Câmara de Alpiarça, no distrito de Santarém, Os Verdes referem que, na altura, a autarquia tomou medidas para evitar que voltassem a morrer peixes naquela barragem, como a utilização de repuxos para oxigenar a água.

No comunicado hoje divulgado, o PEV critica a atual Câmara (PS), referindo que abandonou as medidas preventivas implementadas então pela autarquia liderada pela CDU.

“Não sendo uma ocorrência nova, o PEV não pode, no entanto, deixar de estranhar que as medidas tomadas no passado pela Câmara CDU para minimizar o problema tenham sido abandonadas”, criticaram.

Segundo Manuela Cunha, da direção nacional do partido e responsável pelo distrito de Santarém, na altura “a CDU reuniu com especialistas e uma das decisões tomadas” foi a colocação de um repuxo “que, embora não seja totalmente eficaz, ajudava a oxigenar as águas”, explicou. 

O partido pede agora à autarquia socialista que “a recolha dos peixes mortos seja feita o mais rapidamente possível” e pede que as medidas implementadas pela CDU sejam retomadas “para evitar a repetição destes fenómenos com a mesma gravidade”.

Entretanto, o partido emitiu, esta tarde, um novo comunicado onde revela que questionou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para saber se tem “algum plano de intervenção para a Barragem dos Patudos”.

“Os Verdes vêm alertar a APA para a mortandade de peixe como também para o facto de não estar a ocorrer nenhuma recolha dos mesmos com a urgência que seria necessária (…) gostaríamos de saber se a APA confirma ter um plano de intervenção para a Barragem dos Patudos e porque não foi ainda executado?” questionou o partido.

A Lusa contactou a Câmara de Alpiarça e a APA, mas até ao momento não obteve qualquer resposta de ambas as entidades.

Leia também...

MP reconhece “vicissitudes” em investigação de alegada associação criminosa mas mantém “convicção” de culpa

O Ministério Público reconheceu hoje “vicissitudes” na investigação que levou à acusação de 16 pessoas e quatro empresas por alegada burla e associação criminosa,…

Prisão preventiva para suspeito de dois crimes de fogo florestal em Ourém

O homem suspeito de dois crimes de incêndio florestal, no concelho de Ourém, vai aguardar julgamento em prisão preventiva, disse hoje à agência Lusa…

Câmara disponibiliza 100 mil euros para compras e serviços no comércio local de Santarém

A Câmara Municipal de Santarém organiza, entre 27 de Novembro de 2023 e 6 de Janeiro de 2024, a iniciativa ‘Natal Compre Local’, com…

Médico psiquiatra lança novo projecto musical

José Salgado, director de vários serviços hospitalares de Psiquiatria desde 2001, no Hospital de Santarém e no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, tendo sido…