A Plataforma Transgénicos Fora apelou hoje ao Governo para que proíba a venda de herbicidas à base de glifosato, que apoie os agricultores e que se torne obrigatória uma análise à agua para consumo.

O apelo da Plataforma Transgénicos Fora surge na sequência dos resultados de um estudo lançado em 2018 para testar a presença de glifosato em voluntários portugueses.

As análises demonstraram uma exposição recorrente ao herbicida e apontam para uma contaminação generalizada por glifosato em Portugal.

Em comunicado, a Plataforma faz também um apelo ao Governo para que lance um estudo abrangente sobre a exposição dos portugueses ao glifosato e proíba a venda deste herbicida para usos não profissionais.

A Plataforma quer análise obrigatórias para detectar glifosato na água de consumo e o fim do uso de herbicidas sintéticos na limpeza urbana.

Na nota, a entidade pede ainda ao Governo apoio aos agricultores na transição para uma agricultura pós-glifosato nos próximos anos.

Leia também...

Sete municípios e 150 mil pessoas unidos pela água

No assinalar do Dia Mundial do Ambiente [5 de Junho] permitam que felicite o Correio do Ribatejo por esta iniciativa e enfatize que a…

ESES e proTEJO promovem conferência digital ‘Encontros com o Tejo e Educação Ambiental’

Os alunos do curso de Educação Ambiental e Turismo de Natureza e a proTEJO promovem no próximo dia 1 de Dezembro, entre as 15h00…

Região hidrográfica do Tejo Oeste com cinco novos vigilantes da natureza

A região hidrográfica do Tejo Oeste vai contar a partir de quarta-feira, 4 de Setembro, com cinco novos vigilantes da natureza, que vão fiscalizar…

Águas de Santarém obtém selo de qualidade exemplar da água para consumo humano

Prémio atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.