A Plataforma Transgénicos Fora apelou hoje ao Governo para que proíba a venda de herbicidas à base de glifosato, que apoie os agricultores e que se torne obrigatória uma análise à agua para consumo.

O apelo da Plataforma Transgénicos Fora surge na sequência dos resultados de um estudo lançado em 2018 para testar a presença de glifosato em voluntários portugueses.

As análises demonstraram uma exposição recorrente ao herbicida e apontam para uma contaminação generalizada por glifosato em Portugal.

Em comunicado, a Plataforma faz também um apelo ao Governo para que lance um estudo abrangente sobre a exposição dos portugueses ao glifosato e proíba a venda deste herbicida para usos não profissionais.

A Plataforma quer análise obrigatórias para detectar glifosato na água de consumo e o fim do uso de herbicidas sintéticos na limpeza urbana.

Na nota, a entidade pede ainda ao Governo apoio aos agricultores na transição para uma agricultura pós-glifosato nos próximos anos.

Leia também...

Vila de Rei promoveu visita de educação ambiental à ETAR do Souto

Sensibilizar para importância de pequenas ações diárias, como não desperdiçar e evitar a poluição de rios e ribeiras, foi o motivo que levou o…

BE pede medidas para resolver derrames poluentes na Resitejo

Uma das lagoas de lixiviados da Resitejo, no Eco Parque do Relvão, no concelho da Chamusca, abateu e provocou um derrame com volume considerável…

“Vogar contra a Indiferença” contra novo açude no rio Tejo

O movimento proTEJO contestou hoje a construção de um novo açude no Tejo, na zona de Constância/Barquinha, tendo juntado 120 pessoas num apelo em…

Águas do Ribatejo comemora Dia Nacional da Água com acções de sensibilização

O Dia Nacional da Água comemora-se a 1 de Outubro e a Águas do Ribatejo (AR) antecipou as comemorações com acções de sensibilização e apelos ao…