A Plataforma Transgénicos Fora apelou hoje ao Governo para que proíba a venda de herbicidas à base de glifosato, que apoie os agricultores e que se torne obrigatória uma análise à agua para consumo.

O apelo da Plataforma Transgénicos Fora surge na sequência dos resultados de um estudo lançado em 2018 para testar a presença de glifosato em voluntários portugueses.

As análises demonstraram uma exposição recorrente ao herbicida e apontam para uma contaminação generalizada por glifosato em Portugal.

Em comunicado, a Plataforma faz também um apelo ao Governo para que lance um estudo abrangente sobre a exposição dos portugueses ao glifosato e proíba a venda deste herbicida para usos não profissionais.

A Plataforma quer análise obrigatórias para detectar glifosato na água de consumo e o fim do uso de herbicidas sintéticos na limpeza urbana.

Na nota, a entidade pede ainda ao Governo apoio aos agricultores na transição para uma agricultura pós-glifosato nos próximos anos.

Leia também...

População da Espinheira aderiu em massa ao 1º Simulacro “Aldeia Segura Pessoas Seguras”

A população da aldeia de Espinheira – Alcanede aderiu em massa, no final da tarde de sábado, dia 7 de Julho, ao 1º Simulacro…

Passeio interpretativo nos 40 anos da Reserva Natural Paul do Boquilobo

O município de Torres Novas vai promover no domingo, 28 de Junho, com apoio técnico da associação 30POR1Linha, um passeio interpretativo que assinala os…

Sistema de saneamento de Alcanena vai ter apoio de 5 ME para modernização

O Plano Estratégico para a Evolução do Sistema de Saneamento de Alcanena vai ter um apoio de cinco milhões de euros para execução dos…

Fabrióleo multada em 400 mil euros pela Agência Portuguesa do Ambiente

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) condenou a Fabrióleo – Fábrica de Óleos Vegetais, em Torres Novas, ao pagamento de uma coima de 400…