A Plataforma Transgénicos Fora apelou hoje ao Governo para que proíba a venda de herbicidas à base de glifosato, que apoie os agricultores e que se torne obrigatória uma análise à agua para consumo.

O apelo da Plataforma Transgénicos Fora surge na sequência dos resultados de um estudo lançado em 2018 para testar a presença de glifosato em voluntários portugueses.

As análises demonstraram uma exposição recorrente ao herbicida e apontam para uma contaminação generalizada por glifosato em Portugal.

Em comunicado, a Plataforma faz também um apelo ao Governo para que lance um estudo abrangente sobre a exposição dos portugueses ao glifosato e proíba a venda deste herbicida para usos não profissionais.

A Plataforma quer análise obrigatórias para detectar glifosato na água de consumo e o fim do uso de herbicidas sintéticos na limpeza urbana.

Na nota, a entidade pede ainda ao Governo apoio aos agricultores na transição para uma agricultura pós-glifosato nos próximos anos.

Leia também...

Águas de Santarém investe em tecnologia por satélite para detectar fugas de água

Empresa vai apostar em tecnologia inovadora em Portugal.

Tejo recebe 8.º Vogar contra a Indiferença no Dia Mundial da Migração dos Peixes

Foto ilustrativa O movimento proTEJO celebra no sábado o Dia Mundial da Migração dos Peixes com a oitava edição do “Vogar contra a indiferença”,…

BE pede ação para resolver “atentados ambientais” em Torres Novas

O Bloco de Esquerda de Torres Novas lamenta a “inércia das autoridades” perante os “atentados ao ambiente no concelho que ao invés de diminuírem…

BE pede ao Governo medidas urgentes para despoluição do Rio Nabão

O grupo parlamentar do BE recomendou hoje ao Governo a implementação de medidas urgentes para a despoluição e recuperação do Rio Nabão, que atravessa…