A Plataforma Transgénicos Fora apelou hoje ao Governo para que proíba a venda de herbicidas à base de glifosato, que apoie os agricultores e que se torne obrigatória uma análise à agua para consumo.

O apelo da Plataforma Transgénicos Fora surge na sequência dos resultados de um estudo lançado em 2018 para testar a presença de glifosato em voluntários portugueses.

As análises demonstraram uma exposição recorrente ao herbicida e apontam para uma contaminação generalizada por glifosato em Portugal.

Em comunicado, a Plataforma faz também um apelo ao Governo para que lance um estudo abrangente sobre a exposição dos portugueses ao glifosato e proíba a venda deste herbicida para usos não profissionais.

A Plataforma quer análise obrigatórias para detectar glifosato na água de consumo e o fim do uso de herbicidas sintéticos na limpeza urbana.

Na nota, a entidade pede ainda ao Governo apoio aos agricultores na transição para uma agricultura pós-glifosato nos próximos anos.

Leia também...

Coruche chegou hoje ao pico histórico de 44,9 graus e rega ruas para fazer face ao calor extremo

Os termómetros no concelho de Coruche atingiram hoje os 48 graus Celsius, um calor extremo que fez com que a autarquia decidisse regar as…

APA aprova central fotovoltaica na herdade da Torre Bela

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) aprovou o projecto para construir a futura central fotovoltaica na Herdade da Torre Bela, onde em Dezembro aconteceu…

ICNF autorizou apenas o abate de sobreiros secos na Herdade da Torre Bela

O presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Nuno Banza, disse que apenas foi autorizado o abate de 720 sobreiros…

CIM Lezíria do Tejo assina protocolo do Programa RecolhaBio 2025

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIM Lezíria do Tejo)  assinou hoje o quarto protocolo do Programa RecolhaBio, nas instalações da Agência para…