A Plataforma Transgénicos Fora apelou hoje ao Governo para que proíba a venda de herbicidas à base de glifosato, que apoie os agricultores e que se torne obrigatória uma análise à agua para consumo.

O apelo da Plataforma Transgénicos Fora surge na sequência dos resultados de um estudo lançado em 2018 para testar a presença de glifosato em voluntários portugueses.

As análises demonstraram uma exposição recorrente ao herbicida e apontam para uma contaminação generalizada por glifosato em Portugal.

Em comunicado, a Plataforma faz também um apelo ao Governo para que lance um estudo abrangente sobre a exposição dos portugueses ao glifosato e proíba a venda deste herbicida para usos não profissionais.

A Plataforma quer análise obrigatórias para detectar glifosato na água de consumo e o fim do uso de herbicidas sintéticos na limpeza urbana.

Na nota, a entidade pede ainda ao Governo apoio aos agricultores na transição para uma agricultura pós-glifosato nos próximos anos.

Leia também...

GEOTA remove segunda barreira obsoleta no rio Alviela

O Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA) vai remover no sábado uma segunda barreira obsoleta no rio Alviela, no âmbito…

Fabrióleo multada em 400 mil euros pela Agência Portuguesa do Ambiente

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) condenou a Fabrióleo – Fábrica de Óleos Vegetais, em Torres Novas, ao pagamento de uma coima de 400…

Prazo para limpeza de terrenos prorrogado até 30 de Abril

O Governo decidiu prorrogar até 30 de Abril o prazo para os proprietários assegurarem a limpeza dos terrenos florestais, no âmbito da renovação do…

Investimento de cerca de 4 ME vai remodelar ETAR no concelho de Ourém

A empresa intermunicipal Tejo Ambiente vai remodelar a estação de tratamento de águas residuais (ETAR) do Alto Nabão, no concelho de Ourém, um investimento…