Foto de arquivo
Foto de arquivo

 A Plataforma Nacional Recuperar Freguesias prometeu hoje “voltar à luta” pela recuperação das autarquias extintas pelo Governo do PSD/CDS-PP, através de acções de sensibilização da população e da criação de petições.

“As freguesias foram extintas, mas nunca será extinta a vontade de as repor”, assume.

A plataforma explica que esta decisão foi tomada após uma reunião com representantes dos movimentos cívicos, na quarta-feira, na Maia.

A organização garante estar preparada para mobilizar todas as pessoas de Norte a Sul do país para, nas próximas eleições autárquicas, “penalizar nas urnas” os partidos políticos que nada fizerem para mudar o actual cenário.

Dizendo-se prontos para o “combate político que irão travar”, os movimentos cívicos que integram a plataforma vão realizar, nos próximos meses, reuniões nacionais e regionais, petições online e campanhas de sensibilização junto das populações.

A Plataforma Nacional Recuperar Freguesias envolve 31 movimentos cívicos de todo o país, o que representa 31 uniões de freguesias.

O distrito de Faro, Lisboa e Santarém tem um movimento cívico, Viana do Castelo e Aveiro dois, Porto 10 e Braga 14.

Na sequência da reforma de 2013, sob a responsabilidade do então ministro social-democrata Miguel Relvas, as 4.259 freguesias então existentes passaram para 3.092 (na ilha açorina do Corvo a freguesia é assumida pelo município).

Leia também...

Centro Histórico de Santarém acolhe “Verão In. Str… é um Espanto”, um brinde ao Verão

Um festival de estátuas vivas, passando por menus com arte, um encontro internacional de artistas plásticos, o centro histórico com portas abertas às quintas-feiras…

“As pessoas querem é que dos planos se passe à obra”

O Correio do Ribatejo solicitou aos deputados da Assembleia da República eleitos na região, nomeadamente Hugo Costa (PS), Fabíola Cardoso (BE), António Filipe (CDU)…

JMJ: Números e factos da jornada

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), de 01 a 06 de Agosto, deverá juntar em Lisboa, entre um milhão e 1,5 milhões de pessoas.O…

Bombeiro morre por “doença súbita” no fogo das Caldas da Rainha

O incêndio que deflagrou hoje às 13:45 em Rostos, nas Caldas da Rainha, distrito de Leiria, está a ser combatido por mais de 200…