Decorreu na primeira semana de Junho, no ConceptLAB da ESGTS – Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Politécnico de Santarém, a Final Regional do Concurso Poliempreende, o maior e mais antigo concurso de ideias do Ensino Politécnico em Portugal.

Estiveram a concurso os 12 projetos vencedores dos concursos de ideias das Escolas do IPSantarém. Os três primeiros classificados do DIGITUP, SPORTUP, AGROUP e HEALTHUP, garantiram o direito a participar na Final do STARTIPS – Start in IPSantarém, que cumulativamente é a Final Regional do concurso Poliempreende, apurando o representante do Politécnico de Santarém, na Final Nacional POLIEMPRENDE, que este ano decorre na Universidade de Aveiro.

O Júri, composto por representantes da Caixa Geral de Depósitos, Município de Santarém, SGS / DataColab, Centro de Empreendedorismo de Impacto da Lezíria e pelo vencedor do Concurso Regional edição de 2024, Tomás Marques, decidiu atribuir o 1º Lugar do Concurso, ao projeto GO BRAILLE, do aluno da Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Politécnico de Santarém, João Neves. Uma Bengala inteligente equipada com um leitor ótico capaz de identificar letras e palavras em superfícies escritas e convertê-las num componente tátil em Braille embutido. Este dispositivo visa proporcionar maior independência a pessoas com deficiência visual, permitindo-lhes aceder a textos de forma autónoma e em tempo real.

Nos 2º e 3º lugares do concurso, ficaram o projeto MaréTECH, oriundo também da Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Politécnico de Santarém, uma plataforma inovadora que combina a previsão do tempo e agitação marítima, com dados de análise de performance direcionada aos surfista. E o ECuidar, uma plataforma digital integrada para a vigilância remota de sinais vitais no domicílio, pensada principalmente para doentes crónicos. O projeto visa promover o autocuidado, reduzir idas desnecessárias aos serviços de saúde e fomentar a literacia digital e em saúde dos utilizadores. Foi concebido com enfoque na sustentabilidade, inovação e humanização dos cuidados de saúde. Esta ideia foi desenvolvida por alunos do Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde.

Ao todo foram atribuídos prémios num valor de 30 000€, com uma especial referência aos parceiros patrocinadores, Caixa Geral de Depósitos, SGS / DATAColab, Startup Portugal, Empowered Startups e Startup Leiria.

Leia também...

Município de Santarém e IPSantarém assinam protocolo de formação em contexto de trabalho

No âmbito da 5ª Conferência de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) de 2ª Geração, que teve lugar esta quarta-feira, dia 17, entre as 14…

Inauguradas obras de beneficiação da Escola EB1 e JI de Casével

As obras de beneficiação da Escola EB1 e JI de Casével, foram inauguradas na quinta-feira, dia 17 de Setembro, pelo presidente da Câmara Municipal…

Câmara de Abrantes apoia aulas à distância com entrega de computadores

Com o início das aulas online na próxima segunda-feira, dia 8 de Fevereiro, a Câmara Municipal de Abrantes tomou medidas para prestar apoio aos…

Pais voltam a entrar nas creches

Sapatos também deixam de ficar à porta da sala.