O Instituto Politécnico de Santarém assinalou esta quarta-feira o 47.º aniversário com a inauguração de novos espaços no Complexo Andaluz, incluindo um auditório com capacidade para 280 lugares, um novo espaço de interação com empresas e parceiros e a residência de estudantes Andaluz II.

As inaugurações decorreram durante a sessão solene comemorativa do aniversário da instituição, marcada também pela entrega de prémios de mérito académico e pela tomada de posse do novo provedor do estudante, Pedro Branco.

Na intervenção que abriu a cerimónia, o presidente do IPSantarém, João Moutão, destacou o investimento realizado através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sublinhando que a instituição vai duplicar a capacidade de alojamento estudantil em Santarém.

“Tínhamos cerca de 250 camas e no próximo ano lectivo vamos conseguir ter 500 camas em Santarém”, afirmou o responsável, considerando que “cada cama não é só um estudante, é uma família”.

João Moutão destacou ainda a inauguração do novo auditório do Complexo Andaluz, equipado com 280 lugares, considerando tratar-se de uma infraestrutura importante para um campus que acolhe duas escolas superiores e que até agora não dispunha de um espaço com esta dimensão.

O presidente do Politécnico sublinhou também que a instituição continua a reforçar a oferta formativa, anunciando novas formações, entre elas uma licenciatura em Fisioterapia, um CTeSP em Turismo de Natureza e um doutoramento em Ciências do Desporto, desenvolvido em consórcio com outras instituições de ensino superior.

Entretanto, o presidente da Câmara de Santarém, João Teixeira Leite, afirmou durante a sessão que o concelho “vai ter uma universidade politécnica”, considerando que o processo deverá avançar “durante os próximos meses”.

O autarca anunciou ainda que o município vai formalizar, no início do próximo ano lectivo, a cedência de parte das instalações da antiga Escola Prática de Cavalaria ao IPSantarém, permitindo ampliar a capacidade da instituição com novas salas e serviços.

João Teixeira Leite defendeu que o crescimento do ensino superior é estratégico para o desenvolvimento da região e assumiu a ambição de duplicar o número de alunos da futura universidade politécnica ao longo da próxima década.

O autarca destacou ainda o investimento superior a 20 milhões de euros captado pelo IPSantarém através do PRR para obras de requalificação e novas infraestruturas.

Leia também...

Rua Serpa Pinto e Largo São João Baptista no Cartaxo alvo de requalificação

A Câmara Municipal do Cartaxo aprovou na segunda-feira, 20 de Janeiro, em Reunião de Câmara, a abertura de procedimento adjudicatório para a arrematação da…

Liceu de Abrantes recebe Exposição de Artes Visuais de antigos alunos

Está patente no átrio da Escola Dr. Manuel Fernandes, de 24 de Setembro a 26 de Outubro, uma exposição de artes visuais da autoria…

Confraria da Chanfana reúne em Almeirim

O XV capítulo da Confraria Gastronómica de Almeirim vai ficar marcado pela presença Confraria da Chanfana que vem de Vila Nova de Poiares. O…

Julgamento do Coruchense com sentença marcada para 11 de Outubro

O Tribunal de Coruche comunicou uma alteração no processo em que o Grupo Desportivo Coruchense (GDC) e antigos dirigentes são acusados de angariação de…