Nos dias 19 e 20 de novembro, o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) organizou o segundo Encontro Regional INOVC+, uma iniciativa integrada no projeto INOVC+ Ecossistema de Inovação para a Transferência de Conhecimento e Tecnologia da Região Centro, que visa consolidar um ecossistema regional de inovação e reforçar a ligação entre ciência e empresas. O evento, cofinanciado pelo CENTRO 2030, Portugal 2030 e pela União Europeia, Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si, reuniu membros do consórcio INOVC+, representantes institucionais e empresariais da região centro para debater os desafios tecnológicos como motor de crescimento sustentável e as parcerias estratégicas para cidades inteligentes e sustentáveis.
Durante os dois dias, o programa presencial promoveu debates, partilha de experiências e sessões temáticas. A sessão de abertura contou com a presença de Rui Serrano, Vice-Presidente da NERSANT, de Vasco Santos, Professor Adjunto e Coordenador interno do INOVC+ no IPT e ainda de Daniel Azenha, Gestor do projeto INOVC+ na Universidade de Coimbra. O primeiro dia, que decorreu no Politécnico de Tomar, contou com duas mesas redondas que deram palco à participação de diversos representantes empresariais da região. A primeira mesa-redonda, dinamizada por Vasco Santos, reuniu Pedro Cardoso (CIO/CTO da Casa Mendes Gonçalves), Paulo Simão (Gestor de Aquisições Globais de Caminhões e Materiais Não Produtivos da Mitsubishi Fuso Truck Europe, a título individual), Emídio Baptista (Diretor de Produção da RSA – Reciclagem de Sucatas Abrantina), Mauro Cardoso (Diretor Geral da Monliz, S.A.) e Alfredo Martins (Diretor Geral da Zêzerovo) para discutir o tema “Desafios tecnológicos como motor de crescimento sustentável”. Num segundo momento, foi ainda discutido o tema das “Cidades Inteligentes e Sustentáveis: Parcerias entre Ciência e Empresas”, numa sessão dinamizada por Anabela Pereira, Professora Adjunta Convidada do IPT, e que contou com a participação de Pedro Granchinho (CEO Flyrobotics), Ana Carreto (Responsável de CSV e Economia Circular da ENDESA, Ricardo Beirão (Diretor Técnico da Médio Tejo21) e Luís Inácio (CEO Lipronerg – Engineering Consultants). Ainda no primeiro dia houve ainda a uma Sessão de divulgação de exemplos de sucesso de transferência de tecnologia para as empresas promovidos pelos parceiros INOVC+, dinamizada por Paulo Santos, Professor Adjunto no IPT, e ainda reuniões de trabalho de novos TTOs das instituições do projeto.
No segundo e último dia do evento, o consórcio do Projeto foi recebido na Renova, por Francisco Barreiro, Diretor de Inovação e Sustentabilidade da Renova, e a qual foi palco para reuniões internas do consórcio e visitas técnicas às fábricas da Empresa. O o encerramento do evento contou ainda com a presença de Célio Gonçalo Marques, Pró-Presidente para a Internacionalização e Inovação Pedagógica e Luís Silva, Chefe da Divisão de Transferência de Tecnologia da UC – UC Business.
O programa incluiu, ainda, uma visita cultural ao Convento de Cristo proporcionando aos participantes uma imersão na riqueza histórica e patrimonial da região.
Este encontro em Tomar reforça o compromisso do IPT com a importância da inovação colaborativa para a competitividade da Região Centro, posicionando-a como referência nacional e internacional.
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Correio do Ribatejo à caça das memórias do Leão de Rio Maior

Estamos em Janeiro de 1973: a então pacata vila de Rio Maior andava em sobressalto, uma vez que se iam avolumando os relatos que…

Enfermeiros em greve no Hospital de Santarém saúdam “boas notícias” sobre contratações

Helena Jorge, porta-voz do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) no distrito de Santarém, disse à Lusa que a adesão no que é já o…

Tancos: Marcelo espera conclusões da investigação dentro “de dias ou de semanas”

O Presidente da República declarou hoje ter “uma forte esperança” de que as conclusões da investigação criminal ao desaparecimento de material militar de Tancos…

GNR apreende detetores de radar em Torres Novas, Santarém e Almeirim

O Comando Territorial de Santarém, através do Destacamento de Trânsito, apreendeu três aparelhos detetores de radar que se encontravam instalados em três veículos, nos…