Nos dias 19 e 20 de novembro, o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) organizou o segundo Encontro Regional INOVC+, uma iniciativa integrada no projeto INOVC+ Ecossistema de Inovação para a Transferência de Conhecimento e Tecnologia da Região Centro, que visa consolidar um ecossistema regional de inovação e reforçar a ligação entre ciência e empresas. O evento, cofinanciado pelo CENTRO 2030, Portugal 2030 e pela União Europeia, Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si, reuniu membros do consórcio INOVC+, representantes institucionais e empresariais da região centro para debater os desafios tecnológicos como motor de crescimento sustentável e as parcerias estratégicas para cidades inteligentes e sustentáveis.
Durante os dois dias, o programa presencial promoveu debates, partilha de experiências e sessões temáticas. A sessão de abertura contou com a presença de Rui Serrano, Vice-Presidente da NERSANT, de Vasco Santos, Professor Adjunto e Coordenador interno do INOVC+ no IPT e ainda de Daniel Azenha, Gestor do projeto INOVC+ na Universidade de Coimbra. O primeiro dia, que decorreu no Politécnico de Tomar, contou com duas mesas redondas que deram palco à participação de diversos representantes empresariais da região. A primeira mesa-redonda, dinamizada por Vasco Santos, reuniu Pedro Cardoso (CIO/CTO da Casa Mendes Gonçalves), Paulo Simão (Gestor de Aquisições Globais de Caminhões e Materiais Não Produtivos da Mitsubishi Fuso Truck Europe, a título individual), Emídio Baptista (Diretor de Produção da RSA – Reciclagem de Sucatas Abrantina), Mauro Cardoso (Diretor Geral da Monliz, S.A.) e Alfredo Martins (Diretor Geral da Zêzerovo) para discutir o tema “Desafios tecnológicos como motor de crescimento sustentável”. Num segundo momento, foi ainda discutido o tema das “Cidades Inteligentes e Sustentáveis: Parcerias entre Ciência e Empresas”, numa sessão dinamizada por Anabela Pereira, Professora Adjunta Convidada do IPT, e que contou com a participação de Pedro Granchinho (CEO Flyrobotics), Ana Carreto (Responsável de CSV e Economia Circular da ENDESA, Ricardo Beirão (Diretor Técnico da Médio Tejo21) e Luís Inácio (CEO Lipronerg – Engineering Consultants). Ainda no primeiro dia houve ainda a uma Sessão de divulgação de exemplos de sucesso de transferência de tecnologia para as empresas promovidos pelos parceiros INOVC+, dinamizada por Paulo Santos, Professor Adjunto no IPT, e ainda reuniões de trabalho de novos TTOs das instituições do projeto.
No segundo e último dia do evento, o consórcio do Projeto foi recebido na Renova, por Francisco Barreiro, Diretor de Inovação e Sustentabilidade da Renova, e a qual foi palco para reuniões internas do consórcio e visitas técnicas às fábricas da Empresa. O o encerramento do evento contou ainda com a presença de Célio Gonçalo Marques, Pró-Presidente para a Internacionalização e Inovação Pedagógica e Luís Silva, Chefe da Divisão de Transferência de Tecnologia da UC – UC Business.
O programa incluiu, ainda, uma visita cultural ao Convento de Cristo proporcionando aos participantes uma imersão na riqueza histórica e patrimonial da região.
Este encontro em Tomar reforça o compromisso do IPT com a importância da inovação colaborativa para a competitividade da Região Centro, posicionando-a como referência nacional e internacional.
