O menu “História com Arte… Pombinhas de Santarém” está de volta aos cafés e pastelarias da cidade de Santarém. Este projecto, no âmbito do Santarém Cultura / ‘In Santarém 2019 – Festival de Artes e Cultura’, é uma parceria entre o Município de Santarém e as empresas Nobre e Sumol + Compal.

A iniciativa que arrancou esta segunda-feira, 22 de Julho e se estende até 21 de Setembro (data em que termina o In.Santarém), foi apresentada no mais emblemático estabelecimento de Santarém, o Café Central e estará disponível em 32 cafés e pastelarias de Santarém.

Inês Barroso, vice-presidente do Município de Santarém, destacou as “pombinhas como um ícone da cidade e do concelho”, que apelam à saudade e aos tempos em que podiam ser vulgarmente compradas nas padarias da cidade. A vereadora enalteceu a “recuperação” que este bolo tem sido alvo nos últimos anos, bem como a procura por parte de visitantes “que já as procuraram para as levar para casa”, revelou.

Realçou ainda “aqueles que tornam possível Santarém ter esta oferta”, no qual “se associam e contribuem para o sucesso desta campanha”, referindo-se às empresas que, em parceria, fornecem os produtos alimentares que guarnecem o ‘Menu História com Arte … Pombinhas de Santarém’, que têm por base, para além das próprias pombinhas, o fiambre e o presunto da Nobre, juntamente com os sumos da Compal.

Há muito associadas a Santarém e arredores, as Pombinhas têm um sabor ligeiramente adocicado, sendo confecionadas com massa de farinha de trigo, daí resultando um misto de pão e bolo tradicional.

Desde sempre apontadas como símbolo do culto do Espírito Santo, festejos com forte implantação na região de Santarém, conta a tradição que este bolo celebra a amizade e a reconciliação. Consta mesmo que terá feito parte do bodo distribuído aos pobres no dia de Pentecostes, data assinalada 50 dias após a celebração da Páscoa.

Veja aqui os estabelecimentos aderentes: Café Choupal; Café Restaurante Dona Crepioca

R25; Lusitânia Café-Snack Bar; Cesta do Bairro; Encontro de Águas; Pastelaria Marques e Montês – Ribatejana; A Padeirinha de Santarém; Simplesmente Marta; Botequim I – Cafetaria Pastelaria; Botequim II – Cafetaria Pastelaria; Pastelaria Zenith; Encanto Guloso; Apolo 75, Café – Snack-bar; Pastelaria Hozel; Bar Ribatejo; Central, Café, Restaurante & Tasco; Cidadão – Café; Pastelaria Bijou I; Pastelaria Bijou II; Pastelaria Bijou III; Pastelaria Canto da Cruz; Pastelaria e Confeitaria BomBom; Pastelaria Histórica; Feitó Bife; Burguesita, Hamburgaria a Pregaria (em vias de abrir); Cafetaria Piso 0 W Shopping; Cafetaria Piso 1 W Shopping; Esplanada-Bar Jardim do Mergulhão; Pastelaria Santa Clara I; Pastelaria Santa Clara II; Pastelaria Santa Clara III; Pastelaria Monte Carlo.

Leia também...

Oliveira e Sousa considera OE2022 proposta vaga, desoladora e sem estratégia para agricultura

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, defendeu hoje que o Orçamento do Estado para 2022 é “vago e…

CVR promove acção de formação para sommeliers e profissionais do Horeca

A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVRTejo) dá as boas-vindas ao ano de 2019 com acções de formação direccionadas a sommeliers e profissionais do…

CIMLT vai entregar primeiras 50 viseiras que produziu ao Hospital de Santarém

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) está a produzir viseiras com uma impressora 3D, para prevenção contra o contágio pela covid-19, a…

Rio Maior quer ter ‘cluster’ e ‘hub’ de inovação no desporto

A Câmara de Rio Maior quer aproveitar o “prestígio internacional” de que goza o seu Centro Desportivo para desenvolver um ‘cluster’ e criar um…