O menu “História com Arte… Pombinhas de Santarém” está de volta aos cafés e pastelarias da cidade de Santarém. Este projecto, no âmbito do Santarém Cultura / ‘In Santarém 2019 – Festival de Artes e Cultura’, é uma parceria entre o Município de Santarém e as empresas Nobre e Sumol + Compal.

A iniciativa que arrancou esta segunda-feira, 22 de Julho e se estende até 21 de Setembro (data em que termina o In.Santarém), foi apresentada no mais emblemático estabelecimento de Santarém, o Café Central e estará disponível em 32 cafés e pastelarias de Santarém.

Inês Barroso, vice-presidente do Município de Santarém, destacou as “pombinhas como um ícone da cidade e do concelho”, que apelam à saudade e aos tempos em que podiam ser vulgarmente compradas nas padarias da cidade. A vereadora enalteceu a “recuperação” que este bolo tem sido alvo nos últimos anos, bem como a procura por parte de visitantes “que já as procuraram para as levar para casa”, revelou.

Realçou ainda “aqueles que tornam possível Santarém ter esta oferta”, no qual “se associam e contribuem para o sucesso desta campanha”, referindo-se às empresas que, em parceria, fornecem os produtos alimentares que guarnecem o ‘Menu História com Arte … Pombinhas de Santarém’, que têm por base, para além das próprias pombinhas, o fiambre e o presunto da Nobre, juntamente com os sumos da Compal.

Há muito associadas a Santarém e arredores, as Pombinhas têm um sabor ligeiramente adocicado, sendo confecionadas com massa de farinha de trigo, daí resultando um misto de pão e bolo tradicional.

Desde sempre apontadas como símbolo do culto do Espírito Santo, festejos com forte implantação na região de Santarém, conta a tradição que este bolo celebra a amizade e a reconciliação. Consta mesmo que terá feito parte do bodo distribuído aos pobres no dia de Pentecostes, data assinalada 50 dias após a celebração da Páscoa.

Veja aqui os estabelecimentos aderentes: Café Choupal; Café Restaurante Dona Crepioca

R25; Lusitânia Café-Snack Bar; Cesta do Bairro; Encontro de Águas; Pastelaria Marques e Montês – Ribatejana; A Padeirinha de Santarém; Simplesmente Marta; Botequim I – Cafetaria Pastelaria; Botequim II – Cafetaria Pastelaria; Pastelaria Zenith; Encanto Guloso; Apolo 75, Café – Snack-bar; Pastelaria Hozel; Bar Ribatejo; Central, Café, Restaurante & Tasco; Cidadão – Café; Pastelaria Bijou I; Pastelaria Bijou II; Pastelaria Bijou III; Pastelaria Canto da Cruz; Pastelaria e Confeitaria BomBom; Pastelaria Histórica; Feitó Bife; Burguesita, Hamburgaria a Pregaria (em vias de abrir); Cafetaria Piso 0 W Shopping; Cafetaria Piso 1 W Shopping; Esplanada-Bar Jardim do Mergulhão; Pastelaria Santa Clara I; Pastelaria Santa Clara II; Pastelaria Santa Clara III; Pastelaria Monte Carlo.

Leia também...

Possível redução dos custos das portagens na A23 lançado em debate sobre “Os desafios da Interioridade”

No âmbito da Feira Empresarial de Abrantes, promovida pela NERSANT com o apoio dos Municípios de Abrantes, Constância, Mação e Sardoal, realizou-se na Biblioteca…

NERSANT celebra sucesso das feiras digitais e anuncia próximo certame para dezembro

As cinco feiras digitais realizadas na plataforma de negócios “Compro no Ribatejo” contaram com boa adesão, refletindo o interesse contínuo dos visitantes em explorar…

Louboutin convida aluno diplomado pela EPSM para Chefe Executivo do seu Hotel de luxo

David Abreu, aluno diplomado pela Escola profissional de Salvaterra de Magos (EPSM) com o curso de Cozinha/Pastelaria é o novo Chefe Executivo do Vermelho…

Seminário sobre o potencial da Amêndoa na Escola Superior Agrária de Santarém

A Escola Superior Agrária de Santarém recebe na terça-feira, 17 de Stembro, o II Seminário Internacional sobre “O Potencial e a Rentabilidade da Cultura…