O Passeio Micológico do Colectivo Ponte está de regresso no próximo dia seis de Dezembro, trazendo consigo uma novidade: a realização de duas sessões (uma de manhã e outra à tarde), “em resposta à grande procura registada anteriormente”, anuncia a associação em comunicado.
“Estas ações de descoberta aproximam-nos da paisagem local e daquilo que ela nos oferece. São uma extensão daquilo que temos vindo a defender: um olhar mais atento, curioso e respeitador sobre o mundo natural”, afirma Paulo Miguel Antunes, presidente da associação, que espera ainda que a experiência continue a crescer de edição para edição.
A atividade será, mais uma vez, conduzida por Mauro Matos, engenheiro biotecnológico e especialista em micologia, que guiará os participantes num percurso circular de cerca de 8 km, na zona de Pontével, com o objetivo de dar a conhecer algumas das espécies de cogumelos silvestres que habitam a paisagem local, constituindo “uma boa oportunidade para aprender a identificar diferentes espécies e compreender o seu papel nos ecossistemas”, destaca a associação
“Os cogumelos são um universo ainda pouco explorado por muitas pessoas, mas absolutamente fascinante. Este passeio é uma forma de abrir a porta ao conhecimento, com base na identificação, na prevenção e no contacto direto com a biodiversidade que nos rodeia”, refere Mauro Matos.
A participação tem um custo simbólico de 10€ por pessoa (entrada gratuita para crianças até aos 12 anos), e cada sessão é limitada a 25 participantes. Haverá dois turnos: o da manhã, entre as 09h30 e as 12h00, e o da tarde, das 14h30 às 17h00. As inscrições decorrem através de dois formulários distintos (um por turno) e incluem um momento de lanche informal no final do percurso. É aconselhado o uso de roupa e calçado confortável.
As inscrições estão abertas até dia quatro de Dezembro ou até esgotarem. Mais informações disponíveis nas redes sociais do Colectivo Ponte ou através do e-mail: colectivoponte@colectivoponte.com
