Foto Ilustrativa

O Passeio Micológico do Colectivo Ponte está de regresso no próximo dia seis de Dezembro, trazendo consigo uma novidade: a realização de duas sessões (uma de manhã e outra à tarde), “em resposta à grande procura registada anteriormente”, anuncia a associação em comunicado.

“Estas ações de descoberta aproximam-nos da paisagem local e daquilo que ela nos oferece. São uma extensão daquilo que temos vindo a defender: um olhar mais atento, curioso e respeitador sobre o mundo natural”, afirma Paulo Miguel Antunes, presidente da associação, que espera ainda que a experiência continue a crescer de edição para edição.

A atividade será, mais uma vez, conduzida por Mauro Matos, engenheiro biotecnológico e especialista em micologia, que guiará os participantes num percurso circular de cerca de 8 km, na zona de Pontével, com o objetivo de dar a conhecer algumas das espécies de cogumelos silvestres que habitam a paisagem local, constituindo “uma boa oportunidade para aprender a identificar diferentes espécies e compreender o seu papel nos ecossistemas”, destaca a associação

“Os cogumelos são um universo ainda pouco explorado por muitas pessoas, mas absolutamente fascinante. Este passeio é uma forma de abrir a porta ao conhecimento, com base na identificação, na prevenção e no contacto direto com a biodiversidade que nos rodeia”, refere Mauro Matos.

A participação tem um custo simbólico de 10€ por pessoa (entrada gratuita para crianças até aos 12 anos), e cada sessão é limitada a 25 participantes. Haverá dois turnos: o da manhã, entre as 09h30 e as 12h00, e o da tarde, das 14h30 às 17h00. As inscrições decorrem através de dois formulários distintos (um por turno) e incluem um momento de lanche informal no final do percurso. É aconselhado o uso de roupa e calçado confortável.

As inscrições estão abertas até dia quatro de Dezembro ou até esgotarem. Mais informações disponíveis nas redes sociais do Colectivo Ponte ou através do e-mail: colectivoponte@colectivoponte.com

Leia também...

Tomada de posse do novo executivo municipal de Santarém decorre no Convento de São Francisco

Está a decorrer, esta tarde, no Convento de São Francisco, em Santarém, a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos autárquicos do concelho.…

ERSAR distingue Rio Maior pela qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos

A Câmara Municipal de Rio Maior foi distinguida com o prémio “Qualidade dos Serviços de Gestão de Resíduos Urbanos” atribuído pela ERSAR, Entidade Reguladora…

Mau cheiro alerta para gatos mortos no centro histórico de Santarém

Cinco gatos foram encontrados mortos no interior de um edifício devoluto, na Travessa do Fróis, em Santarém, esta segunda-feira. O alerta foi dado pelas…

Dispositivo Especial de Combate a Incêndios de Almeirim em alerta máximo

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, apelou, na passada sexta-feira, à responsabilidade cívica para evitar o risco de incêndios no país, salientando…