O autoagendamento da toma da vacina contra a covid-19 ficará disponível hoje para pessoas a partir dos 37 anos na plataforma da Direção-Geral da Saúde (DGS) específica para estas marcações.

Fonte da `task force´ que coordena a logística do plano de vacinação confirmou à Lusa que esta possibilidade ficará acessível ainda hoje, sendo previsível que algumas pessoas com mais de 37 anos possam começar a ser vacinadas ainda esta semana, dependente da disponibilidade dos centros de vacinação.

A mesma fonte afirmou ainda não ser possível adiantar já quando será aberto o autoagendamento para pessoas a partir dos 35 anos, uma possibilidade que tinha sido anunciada no sábado pela `task force´.

Este processo de autoagendamento permite que os cidadãos seleccionem o local e a data em que pretendem ser vacinados, recebendo depois uma mensagem SMS com a confirmação do dia, da hora e do centro de vacinação. A confirmação do agendamento implica que seja enviada resposta ao SMS.

Na sequência da fase 2 do plano de vacinação e de uma maior disponibilidade de vacinas em Portugal, o portal para marcações entrou em funcionamento em 23 de Abril, ficando agora aberto às pessoas a partir dos 37 anos, depois de ter sido disponibilizado para utentes com 65, 60, 55, 50, 45, 43 e, mais recentemente, de 40 anos.

Leia também...

Farmacêuticos do SNS voltam hoje a fazer greve nacional

Os farmacêuticos do Serviço Nacional de Saúde voltam hoje à greve, desta vez de âmbito nacional depois das paralisações distritais de 05 e 12…

Lisboa e Vale do Tejo absorve quase 40% das vagas para necessidades permanentes nas urgências

Mais de uma em cada três vagas para recém-especialistas identificadas como necessidades permanentes nos serviços de urgência no Serviço Nacional de Saúde são em…

Direção-Executiva do SNS estuda medidas de contingência para resolver receção de doentes

A Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) avançou que está a estudar medidas de contingência que permitam, mesmo em picos de afluência, resolver…

USF Alviela reforça literacia em saúde com projeto “Ouvir, Falar, Cuidar”

A Unidade de Saúde Familiar (USF) Alviela, integrada na Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria), está a desenvolver o projeto “Ouvir, Falar,…