O autoagendamento da toma da vacina contra a covid-19 ficará disponível hoje para pessoas a partir dos 37 anos na plataforma da Direção-Geral da Saúde (DGS) específica para estas marcações.

Fonte da `task force´ que coordena a logística do plano de vacinação confirmou à Lusa que esta possibilidade ficará acessível ainda hoje, sendo previsível que algumas pessoas com mais de 37 anos possam começar a ser vacinadas ainda esta semana, dependente da disponibilidade dos centros de vacinação.

A mesma fonte afirmou ainda não ser possível adiantar já quando será aberto o autoagendamento para pessoas a partir dos 35 anos, uma possibilidade que tinha sido anunciada no sábado pela `task force´.

Este processo de autoagendamento permite que os cidadãos seleccionem o local e a data em que pretendem ser vacinados, recebendo depois uma mensagem SMS com a confirmação do dia, da hora e do centro de vacinação. A confirmação do agendamento implica que seja enviada resposta ao SMS.

Na sequência da fase 2 do plano de vacinação e de uma maior disponibilidade de vacinas em Portugal, o portal para marcações entrou em funcionamento em 23 de Abril, ficando agora aberto às pessoas a partir dos 37 anos, depois de ter sido disponibilizado para utentes com 65, 60, 55, 50, 45, 43 e, mais recentemente, de 40 anos.

Leia também...

DGS recomenda testes em casamentos e baptizados, eventos desportivos e empresas

Os testes à covid-19 passam a ser recomendados em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados, eventos culturais e desportivos,…

HDS promove Semana da Saúde infanto-juvenil

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) vai promover a primeira Semana da Saúde Infanto-juvenil, entre os dias 31 de Maio e 2 de Junho,…

Director executivo do SNS diz que hospitais estão a preparar-se para inverno

O director executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) disse que os hospitais estão a tomar medidas para responder ao aumento da procura durante…

Santarém contabiliza sete novos casos de Covid-19 e incidência cumulativa sobe para 101

O concelho de Santarém somou esta quarta-feira, 2 de Junho, sete novos casos de Covid-19, o que fez subir para 101 a incidência cumulativa…