População de Alcanena em protesto contra a poluição ambiental

A população de Alcanena vai protestar na próxima sexta-feira, 24 de Julho, pelas 20h30, junto ao Cine-Teatro São Pedro, para demonstrar a sua indignação contra a poluição ambiental que tem vindo a fazer sentir na vila nas últimas décadas.

A organização do protesto é da responsabilidade do movimento SOS Alcanena, que agendou a manifestação à mesma hora e local onde se realiza a reunião da assembleia municipal de Alcanena.

Segundo um comunicado do movimento, a situação tem “prejudicado a vida e a saúde dos habitantes do concelho nas últimas décadas, tendo-se tornado particularmente grave nos últimos anos” e acrescenta que os vários focos de poluição ambiental “têm ocorrido de forma sistemática, levando a população a uma morte lenta”.

PUBLICIDADE

O SOS Alcanena critica a “falta de consideração da indústria poluente e a incompetência do poder autárquico têm criado desânimo e saturação na população”.

O movimento frisa ainda que a população da vila não “tolera mais um verão de maus-odores intensos e ar poluído que provocam vários efeitos na população como vómitos, dores de cabeça ou garganta irritada”.

Os organizadores apelam a todos os Alcanenenses que dêem voz à sua indignação e pedem a todos que usem roupa preta, em sinal de luto, aquilo que chamam de “vigília fúnebre”.

É também deixado um apelo ao bom-senso devido à pandemia da Covid-19 para que se cumpram as regras de protecção de propagação de contágio. Os organizadores pedem que os manifestantes mantenham o distanciamento adequado e utilizem máscara que segundo o movimento tem “dupla função” em Alcanena.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS