Preparativos para “O Fantasma da Ópera” arrancam este sábado em Almeirim

O cineteatro de Almeirim acolhe este fim-de-semana os primeiros ensaios de “O Fantasma da Ópera”, o musical londrino que será exibido pela primeira vez em Portugal no Outono.

Armando Calado, promotor do evento, disse que o que é considerado “um dos maiores musicais de sempre”, em cena há 33 anos em Londres, vai, na sua versão “100% portuguesa”, envolver mais de 130 artistas, encenados por Pedro Ribeiro, que em 2011 foi um dos novos encenadores seleccionados para a Royal Opera House.

Com espectáculos agendados para 18 e 19 de Outubro no Coliseu do Porto e 21, 22 e 23 de Novembro no Campo Pequeno, em Lisboa, o musical será exibido em Portugal na sua versão concerto, a que foi licenciada pela Lloyd Webber, que aprovou igualmente todos os solistas participantes.

Armando Calado destacou as participações de Sofia Escobar (Christine) e Lara Martins (Carlotta), “as duas cantoras que mais tempo estiveram em cena em Londres a cantar estes papéis desde o início do ‘Fantasma’”.

O trabalho deste fim-de-semana vai incidir no aperfeiçoamento da dicção inglesa, já que o musical será exibido em Portugal na sua versão original, com legendas, pelo que os cantores estarão, sábado e domingo, a ensaiar com a ‘coach’ Mary Hill, da Royal Academy of Music, em Londres.

Para 19 e 20 de Julho, em Lisboa, está previsto o início dos ensaios com “entradas de cena”, já com o encenador Pedro Ribeiro e apenas com as ausências de Sofia e Lara, por estarem envolvidas noutros projectos e pelo domínio que já têm dos papéis que desempenham, disse.

Armando Calado, tenor, natural do concelho de Salvaterra de Magos, salientou a “oportunidade” que representa trazer a Portugal um espectáculo que é considerado “o musical dos musicais” e que muitos não têm possibilidade de ir ver a Londres.

“Mesmo o bilhete mais caro [150 euros, o mais barato custa 15 euros] é muito mais acessível que ir a Londres ver o espectáculo e, embora não seja a versão encenada, vão ouvir na íntegra”, disse.

A companhia Armando Calado AC Produções conseguiu uma licença exclusiva para apresentar este musical criado em 1986 por Andrew Lloyd Webber em concerto.

A peça conta a história de um músico talentoso que se isola da sociedade por ter o rosto desfigurado. Refugiado num teatro de ópera, em Paris, acaba por se apaixonar por Christine, a jovem órfã a quem dá aulas de canto.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS