Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

O presidente da Junta de Freguesia de Mouriscas, concelho de Abrantes, foi hoje suspenso de funções e proibido de ir a instalações da junta, de contactar eleitos e funcionários e de ter acesso/movimentar contas bancárias da instituição.

As medidas de coação foram decretadas pela juíza de instrução criminal (JIC) do Tribunal Judicial de Santarém, depois de o autarca, suspeito da prática do crime de peculato e de peculato de uso, ter sido ouvido em primeiro interrogatório judicial, na sequência da detenção feita na quarta-feira pela Polícia Judiciária (PJ) de Leiria.

Fonte judicial disse à Lusa que embora o Ministério Público tenha promovido o pagamento de caução, esta não foi aplicada pelo JIC.

Na quarta-feira, em comunicado, a PJ divulgou que tinha detido um homem de 49 anos, “fortemente indiciado pela prática do crime de peculato e peculato de uso”.

Segundo a PJ, a detenção ocorreu depois de terem sido realizadas “seis buscas na zona de Abrantes”, nomeadamente em Mouriscas, no distrito de Santarém, “tendo sido apreendidos diversos objetos e consistentes elementos de prova sobre os factos objeto da investigação”.

“O arguido, autarca local, terá utilizado abusivamente meios e funcionários da autarquia em seu proveito ou de terceiros, bem como também se apropriou de diversos bens, pertença da mesma autarquia”, lia-se no comunicado da PJ, que nunca referia qual o autarca ou a autarquia em causa.

No mesmo dia, em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, adiantou que o autarca detido pela PJ é o presidente da Junta de Freguesia de Mouriscas, Pedro Matos (PS), afirmando estar surpreendido, nomeadamente “pela forma e pelo conteúdo do que pode estar aqui em causa”.

O presidente de Junta de Freguesia de Mouriscas começou a ser ouvido na quarta-feira à tarde, em primeiro interrogatório judicial, o qual foi retomado na manhã de hoje, tendo terminado perto das 16:00.

Leia também...

Festas da cidade de Almeirim de 16 a 24 de Junho

As Festas da Cidade de Almeirim 2018 decorrem de 16 a 24…
Foto ilustrativa

Detido suspeito da autoria de três fogos na freguesia de Fátima

Um homem de 30 anos foi detido por ser suspeito da autoria…

Município de Torres Novas promove «presépio ecológico» no castelo

Estará patente, de 17 de Dezembro de 2022 a 8 de Janeiro…

Município de Santarém reforça investimento nas Juntas de Freguesia

A Câmara Municipal de Santarém (CMS) e as 18 Juntas de Freguesia…