O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou que vai estar presente, durante a tarde de sexta-feira, na consagração da Rússia e da Ucrânia, em Fátima, para participar no “apelo à paz universal”.

“É muito importante que os vários responsáveis portugueses, que têm estado sempre alinhados continuem alinhados em relação à Ucrânia”, sustentou Marcelo Rebelo de Sousa, à chegada à Reitoria da Universidade de Lisboa, para intervir no colóquio “Primaveras Estudantis: da crise de 1962 ao 25 de Abril”.

“Amanhã irei à consagração em Fátima, feita em simultâneo com a consagração pelo Papa Francisco, a meio da tarde. É, no fundo, uma consagração pela paz e um apelo à paz universal”, prosseguiu o chefe de Estado, completando que “o corpo diplomático também foi todo ele convidado”.

Na sexta-feira, a Rússia e a Ucrânia, que estão em guerra há precisamente um mês, vão ser consagrados ao Imaculado Coração de Maria, durante a Celebração da Penitência.

O Papa Francisco convidou bispos em todo o mundo a unirem-se para uma oração pela paz. A Celebração da Penitência tem início previsto para as 17:00 de Roma (16:00 em Lisboa), na Basílica de São Pedro, e a consagração terá lugar pelas 18:30 locais (17:30 em Lisboa), de acordo com a informação disponibilizado pela Vatican News, o portal de notícias oficial do Vaticano.

Os chefes de Estado e de governo dos países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) reúnem-se presencialmente hoje, um dia depois do início da invasão da Rússia pela Ucrânia, 24 de Fevereiro, e está prevista a participação, por videoconferência, do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Leia também...
Foto de Arquivo

GNR detém incendiário em Salvaterra de Magos

Um homem de 63 anos foi detido pela GNR pelo crime de…

Câmara do Cartaxo convida à prática desportiva

O programa de actividade física, Cartaxo Aventura, dedicado a jovens e adultos,…

Preço dos passes rodoviários reduz 35% na região da Lezíria do Tejo

Os passes nos transportes públicos rodoviários na Lezíria do Tejo vão ter…

Depois de Santarém, Ourém avançacom sistema de videovigilância

À semelhança do que aconteceu recentemente em Santarém, também a Câmara de…