O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve hoje de visita à Casa Museu dos Patudos, em Alpiarça, associando-se às comemorações do centenário do Governo presidido pelo republicano José Relvas.

Para o chefe de Estado, José Relvas é uma “figura notável”, um homem de convicções e valores que realizou, ao longo da sua vida, “um percurso de liberdade, democracia e afirmação do regime republicano”.

No auditório da Casa dos Patudos, Marcelo deu uma autêntica aula sobre a vida e obra de José Relvas, recordando o papel preponderante na revolução que levou à proclamação da primeira República em 1910 e o exercício de cargos de destaque, desde ministro das Finanças a embaixador em Madrid, até à chefia do Governo que durou escassos meses (de 27 de janeiro a 30 de março de 1919), no qual acumulou o cargo de Presidente do Ministério com o de ministro do Interior.

Na sua intervenção, Marcelo Rebelo de Sousa chamou a atenção para a “actualidade e coerência” da actuação de José Relvas, cujas convicções “primaram sobre tudo o resto”.

“Também nós precisamos de convicções e valores, para além de uma militância quotidiana para que a Democracia tenha mais qualidade”, apelou.

Leia também...

Morreu o jornalista e escritor Artur Portela Filho

O jornalista e escritor Artur Portela, conhecido como Artur Portela Filho, morreu hoje aos 83 anos em Abrantes, disse à agência Lusa fonte da…

Último disco de Pedro Barroso sai em Abril

O último álbum gravado por Pedro Barroso, que morreu hoje, está previsto sair em Abril, disse à agência Lusa o seu editor discográfico Fernando…

Jovem de 24 anos morre em desacato em Santarém

Um jovem de 24 anos morreu esta madrugada, 24 de Novembro, na sequência de um esfaqueamento durante um desacato no concelho de Santarém. O…

10 novos casos positivos de covid-19 nas últimas 24 horas no distrito de Santarém

O número de casos positivos confirmados de covid-19 no distrito de Santarém subiu para 544 esta segunda-feira, 4 de Maio, mais 10 casos que…