O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve hoje de visita à Casa Museu dos Patudos, em Alpiarça, associando-se às comemorações do centenário do Governo presidido pelo republicano José Relvas.

Para o chefe de Estado, José Relvas é uma “figura notável”, um homem de convicções e valores que realizou, ao longo da sua vida, “um percurso de liberdade, democracia e afirmação do regime republicano”.

No auditório da Casa dos Patudos, Marcelo deu uma autêntica aula sobre a vida e obra de José Relvas, recordando o papel preponderante na revolução que levou à proclamação da primeira República em 1910 e o exercício de cargos de destaque, desde ministro das Finanças a embaixador em Madrid, até à chefia do Governo que durou escassos meses (de 27 de janeiro a 30 de março de 1919), no qual acumulou o cargo de Presidente do Ministério com o de ministro do Interior.

Na sua intervenção, Marcelo Rebelo de Sousa chamou a atenção para a “actualidade e coerência” da actuação de José Relvas, cujas convicções “primaram sobre tudo o resto”.

“Também nós precisamos de convicções e valores, para além de uma militância quotidiana para que a Democracia tenha mais qualidade”, apelou.

Leia também...

Câmara de Rio Maior atribuiu 550 mil euros às freguesias do concelho

A Câmara Municipal de Rio Maior atribuiu 500.000 euros às freguesias do concelho para o ano de 2019, destinados à execução dos contractos interadministrativos…

PSP apreende armas em processo de violência doméstica

A Polícia de Segurança Pública apreendeu duas espingardas de caça, calubre 12GA, a um homem de 48 anos de idade, no Entroncamento. Segundo a…

Marcelo Rebelo de Sousa marcou eleições presidenciais para 24 de Janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou hoje as eleições presidenciais para 24 de Janeiro de 2021. “Nos termos previstos na Constituição…

Distribuição do Correio do Ribatejo seriamente prejudicada devido a nova greve dos Correios

A distribuição postal do ‘Correio do Ribatejo’ pelos nossos assinantes será esta sexta-feira seriamente prejudicada devido a nova greve dos Correios que decorre desde…