A série de ficção “Glória”, realizada por Tiago Guedes, a primeira produção portuguesa original para a Netflix, estreia-se a 05 de Novembro, anunciou esta plataforma de ‘streaming’.

“Glória” é um ‘thriller’ de suspense e espionagem passado durante a Guerra Fria, conta com argumento de Pedro Lopes, tem produção da SPi, do Grupo SP Televisão, e co-produção da RTP, tendo a rodagem decorrido em 2020 na região do Ribatejo e em Lisboa.

Os actores Miguel Nunes, Carolina Amaral, Victoria Guerra, Afonso Pimentel e Adriano Luz estão entre os protagonistas, assim como Joana Ribeiro, Albano Jerónimo, Marcelo Urgeghe, Sandra Faleiro, Carloto Cotta, Maria João Pinho, Inês Castel-Branco, Rafael Morais, Leonor Silveira, Matt Rippy, Stephanie Vogt, Jimmy Taenaka, Ana Neborac e Augusto Madeira.

A acção da série concentra-se na aldeia da Glória do Ribatejo, onde se situa o centro de transmissões americano RARET, que emite propaganda Ocidental para o Bloco de Leste.

O engenheiro João Vidal, oriundo de famílias apoiantes da ditadura do Estado Novo, mas recrutado pela KGB, a polícia secreta de Moscovo, “assume missões de espionagem de alto risco que podem mudar o curso da história portuguesa e mundial”, segundo sinopse divulgada.

A aldeia transforma-se num “improvável palco da Guerra Fria”, onde Washington e Moscovo lutam pelo controlo da Europa. João Vidal, depois de ter contactado com a realidade da guerra colonial, “compreenderá que, seja qual for o lado em que estiver, o mundo (…) nunca é a preto e branco”.

Citado em comunicado, o realizador Tiago Guedes considera que a criação desta série para a Netflix é “um marco importante para o mercado português, que conquista assim um lugar nessa muito importante montra mundial”.

Já o argumentista Pedro Lopes recorda que “Glória” se baseia em factos reais, ocorridos em Portugal durante o Estado Novo: “Um facto desconhecido de muitos portugueses é que durante quase 50 anos existiu uma cidade americana, construída pela CIA, numa zona remota do país, e que tinha como objectivo transmitir, via onda curta, propaganda ocidental para os países do Bloco de Leste”.

O serviço de ‘streaming’ da Netflix está presente em mais de 190 países e conta com “mais de 209 milhões de adesões pagas”.

Leia também...

Ministra da Cultura visita Biblioteca Municipal de Santarém

Após a inauguração das obras de requalificação da Igreja de São João do Alporão, no dia 22 de Novembro, Dalila Rodrigues, Ministra da Cultura,…

Chamusca vai ter um Centro de Recolha Oficial de Animais

A candidatura do Município da Chamusca para a construção de um Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA), apresentada ao Instituto da Conservação da…

Parlamento unânime no pesar pela morte do guarda-florestal da GNR

A Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar apresentado pela PSD pela morte do guarda-florestal da GNR André Jesus, que…

Feira Agrícola de Alpiarça promove valorização do território

A Alpiagra, Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça foi inaugurada no passado sábado e vai decorrer até ao próximo domingo, 25 de Agosto. A…