Mais de três dezenas de freguesias do distrito de Santarém foram este ano identificadas como prioritárias para limpeza de florestas, no âmbito das medidas de combate aos incêndios rurais, segundo despacho hoje publicado em Diário da República.

Segundo o mapa de freguesias prioritárias, publicado esta terça-feira, 22 de Março, no Diário da República, no distrito de Santarém estão identificadas 38 freguesias, em 12 concelhos da região, o mesmo número do ano passado.

Em comunicado o Ministério da Administração Interna refere que “a identificação destas freguesias prioritárias permite uma eficiente utilização dos recursos humanos e técnicos das entidades envolvidas na fiscalização do cumprimento das regras de limpeza dos terrenos, numa dimensão territorial que excede os seis milhões de hectares”.

“O tratamento tempestivo da acumulação e das continuidades da vegetação no âmbito da rede secundária de faixas de gestão de combustível constitui uma das principais medidas que contribuem para a proteção de pessoas, animais e bens contra incêndios rurais”, refere o despacho assinado pela secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, e pelo secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino.

No entanto, o documento indica que a definição destas prioridades “não isenta os agentes fiscalizadores do cumprimento de todas as disposições previstas na legislação de gestão de fogos rurais, não limitando o seu âmbito de fiscalização às áreas e prazos referidos”.

De acordo com o despacho, a fiscalização da gestão de combustível nas 1.001 freguesias prioritárias é realizada entre 01 e 31 de Maio nos terrenos confinantes a edifícios em espaços rurais (numa faixa de 50 metros) e os aglomerados populacionais, bem como parques de campismo, parques industriais, plataformas de logística e aterros sanitários em espaços florestais (numa faixa de 100 metros).

Para as redes viária, ferroviária e nas linhas de transporte e distribuição de energia elétrica será feita entre 01 e 30 de junho.

Conheça aqui as freguesias:

Abrantes: Carvalhal; Fontes; Martinchel; União das Freguesias de Aldeia do Mato e Souto.

Alcanena: Minde; Monsanto.

Constância: Santa Margarida da Coutada.

Ferreira do Zêzere: Águas Belas; Beco; Ferreira do Zêzere; Igreja Nova do Sobral; Nossa Senhora do Pranto.

Mação: Amêndoa; Cardigos; Carvoeiro; Envendos; Ortiga; União das Freguesias de Mação, Penhascoso e Aboboreira.

Ourém: Espite; Fátima; União das Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais; União das Freguesias de Matas e Cercal; União das Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos; Urqueira. 24

Rio Maior: Alcobertas.

Santarém: Abrã; Amiais de Baixo.

Sardoal: Alcaravela; Santiago de Montalegre; Sardoal.

Tomar: Asseiceira; Olalhas; Sabacheira; União das Freguesias de Além da Ribeira e Pedreira; União das Freguesias de Casais e Alviobeira; União das Freguesias de Serra e Junceira.

Torres Novas: Pedrógão.

Vila Nova da Barquinha: Praia do Ribatejo.

Leia também...
Imagem ilustrativa

Comandante dos bombeiros de Torres Novas suspenso de funções com processo disciplinar

O comandante dos Bombeiros Voluntários Torrejanos foi suspenso preventivamente de funções com…

Fundação Montepio entrega viatura adaptada ao Centro de Integração e Reabilitação de Tomar

No âmbito da 11.ª edição da ‘Frota Solidária’, a Fundação Montepio vai…

“Pelo que tenho visto, o espírito natalício não morreu”

Sérgio Teodósio.

Recolha de Sangue e Dadores de Medula em Azambuja

O Grupo de Dadores Benévolos de Sangue do Concelho de Azambuja vai…