Primeiro clube de Tchoukbol em Portugal nasce em Santarém

O “Tchoukbol Clube de Santarém”, primeiro clube oficial da modalidade em Portugal, nasceu no passado dia 25 de Junho, na Escola Ginestal Machado. O responsável por trazer a ideia e o sonho para Portugal foi Cândido de Azevedo que contou com a ajuda e apoio de Julio Calegari, director internacional para o desenvolvimento da modalidade.

Julio Calegari foi convidado a dar o primeiro treino, a primeira acção de formação e mais tarde o primeiro curso de treinadores em Portugal. Luís Arrais, Luís Piedade e Pedro Garrido são os primeiros responsáveis pelo novo clube. A modalidade está a ser desenvolvida na Escola Dr. Ginestal Machado, através do Grupo de Educação Física.

O que é o Tchoukbol

A modalidade surgiu em 1972 e é denominada internacionalmente de Tchoukbol. Este desporto foi inicialmente desenvolvido pelo médico fisioterapeuta suíço Dr. Hermann Brandt, na procura de uma modalidade dinâmica e empolgante onde não houvesse lesões por contacto.

Trata-se de uma modalidade com alguma semelhança ao andebol, jogado por equipas de 7 jogadores, onde não é possível haver contacto entre jogadores, bater com a bola no chão, ou manter a posse da bola mais de 3 segundos, sendo obrigatório o remate após 3 passes entre jogadores da mesma equipa.

A particularidade mais flagrante consiste na não existência de baliza nem de guarda-redes, mas sim de um dispositivo em rede que ressalta a bola quando tocada. Ambas as equipas podem arremete-la para qualquer lado do campo. Desta forma o jogo ganha dinâmica, velocidade e atracção.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS