O primeiro-ministro, António Costa, e o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, inauguraram na tarde de sexta-feira, 15 de Outubro, a requalificação da Escola e Jardim de Infância de Benfica do Ribatejo, concelho de Almeirim.

Esta é um obra que custou cerca de 800 mil euros à autarquia de Almeirim e está inserida numa estratégia de requalificação do parque escolar do concelho que se iniciou em 2016.

Pedro Ribeiro, presidente da Câmara de Almeirim, salientou a importância deste tipo de obras para os alunos de forma “a criar condições para que eles possam continuar a ter condições de aprendizagem, para poder estudar, aprender, ter as profissões que lhes permitam depois continuar a trabalhar aqui”, aludindo para os investimentos já efectuados nesta área no concelho e que prevê terminar ao longo deste mandato como a requalificação da EB2,3 de Fazendas de Almeirim, da Febo Moniz e da Escola Secundária da Cidade.

O autarca destacou ainda adaptação em contexto de pandemia “de sexta para segunda” da comunidade escolar, frisando que com o “trabalho de todos” a escola pública “esteve cá a fazer a diferença”.

PUBLICIDADE

“É verdade que custa dinheiro mas é um investimento fundamental. Se queremos criar condições para que as pessoas se fixem nesta zona temos que dar estas resposta de ensino público de enorme qualidade. São investimentos feitos para todos, que chegam a todos. A escola pública é um factor fundamental para o nosso desenvolvimento”, salienta.

Já António Costa felicitou o autarca pelo investimento realizado nesta área, destacando-o como um exemplo da descentralização de competências dos municípios.

“Felicito o senhor presidente pelo investimento que aqui realizou e pela prova que dá como a descentralização de competências para os municípios, conjugado com a maior autonomia da escolas e flexibilização curricular, é o triângulo virtuoso para podermos ter um projecto educativo mais próximo das crianças, e com maior sucesso no processo de aprendizagem. É a melhor prova de como este projecto funcionou bem e é um sinal de confiança para aqueles só em Abril vão assumir plenamente estas competências”, vinca o governante.

Tiago Brandão Rodrigues reafirmou que “Almeirim é uma das provas vivas que a descentralização vale a pena”, e destacou aposta das escolas nas ciências experimentais, como é o caso da escola e jardim de infância de Benfica do Ribatejo.

“Também Almeirim tem sido um exemplo dessa transição e temos cada vez mais laboratórios de educação digital. Tivemos o testemunho da educadora, que realmente esta é uma escola especial porque as crianças são aqui felizes. Este é o milagre da escola publica, que inclui todos, com qualidade, com excelência”, conclui.

PUBLICIDADE
Leia também...

VÍDEO | Escola D. João II, em Santarém, recebe Sala do Futuro

Foi inaugurada esta quinta-feira, 26 de Setembro, na Escola D. João II,…

Alunos e professores estreiam novas instalações da Escola do Sardoal

Os alunos e professores da Escola Básica e Secundária Drª Maria Judite…

Câmara de Santarém paga transporte escolar para todos os alunos do concelho

A Câmara Municipal de Santarém vai pagar, no próximo ano lectivo, a…

Creche gratuita para todas as crianças de famílias até ao segundo escalão de rendimentos

A creche passa a ser gratuita para todas as crianças de famílias…