A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em parceria com os municípios da região, regressa com o primeiro ciclo da edição 2025 do CAMINHOS, um programa cultural em rede que percorre o território, promovendo a inclusão, a diversidade e o envolvimento da comunidade. Entre abril e maio, o CAMINHOS volta à região do Médio Tejo com uma oferta cultural de qualidade para todos, incluindo visitantes e turistas, que atravessa diferentes expressões artísticas e se propõe criar momentos de partilha e reflexão.

Com uma programação itinerante e de acesso livre, o CAMINHOS fortalece a identidade regional através da arte e do encontro entre públicos, artistas e territórios, ao mesmo tempo que contribui para a dinamização turística da região. As iniciativas passam por Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha, desenhando um mapa cultural de grande dinamismo e interação com as comunidades locais.

Música, teatro, performance e marionetas fazem parte de uma programação que convida também à descoberta da região através da cultura. O CAMINHOS arranca no dia 4 de abril, em Vila Nova da Barquinha, com um concerto de Paulo Rafael, artista que mistura eletrónica e sonoridades contemporâneas para criar experiências musicais imersivas. Nos dias 11 e 12 de abril, o Sardoal acolhe “T0+1” do Caracol Cultural, um espetáculo de novo circo que reflete sobre a noção de casa e a necessidade de recomeço em tempos de incerteza. Ainda em abril, dia 25, a performance “Pena Capital” leva até Ferreira do Zêzere uma viagem sensorial pela poesia de Mário Cesariny, com interpretação de André Gago e música ao vivo de Francisco Sales.

A viagem pelo CAMINHOS segue em maio rumo a Mação, onde, no dia 3, é apresentado “Sómente”, um espetáculo de teatro visual e poético do Teatro Só, que aborda a solidão na velhice e o impacto do tempo na vida das pessoas. A 5 de maio, em Ourém, o teatro de marionetas “Edmundo” transporta o público escolar para um universo delicado e imaginativo, onde identidade e descoberta se entrelaçam numa narrativa sensível. A 9 de maio, a música toma conta de Abrantes com o concerto de Rui Rosa, um cantautor que transforma as pequenas histórias do quotidiano em canções carregadas de nostalgia e emoção. Já a 14 de maio, Torres Novas volta a acolher “Edmundo”, proporcionando a mais alunos a oportunidade de mergulhar neste espetáculo visualmente cativante e repleto de simbolismo.

A 24 de maio, em Constância, o palco pertence ao “Coro dos Comuns”, um projeto especial que dá voz às comunidades locais, celebrando o canto coletivo como uma poderosa expressão de identidade e partilha. Segue-se Alcanena, a 28 de maio, com “Vida por Turnos”, uma peça que leva o público a refletir sobre o impacto do trabalho por turnos, trazendo para cena as histórias e os desafios de quem vive num ritmo diferente do mundo à sua volta.

No último dia da programação, 31 de maio, Tomar recebe “Um Submarino em Marte”, um espetáculo que questiona os desafios da sustentabilidade e do turismo de massas, convidando o público a olhar para o futuro do planeta com uma nova perspetiva, e, no Entroncamento, volta a ecoar o “Coro dos Comuns”, num momento que reforça o envolvimento da comunidade e encerra esta edição do CAMINHOS com um hino à partilha e à cultura em rede.

Mais do que uma programação cultural, o CAMINHOS é um catalisador de encontro e partilha, criando espaços de auscultação e participação cidadã. Os conteúdos programáticos trabalham o território através de processos de identificação, perspetivas colaborativas e desenvolvimento de parcerias formais e informais, promovendo a descentralização. O programa reforça o papel da cultura como motor de desenvolvimento regional, como movimento e itinerância, e é a partir destes aspetos que nasce o CAMINHOS, uma cultura em rede no Médio Tejo.

O programa completo e condições de acesso estão disponíveis em caminhos.mediotejo.pt.

Criado em 2017 pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, o CAMINHOS pretende proporcionar encontros à volta da cultura, criando espaços partilha e de diálogo entre os artistas e as comunidades e estimulando o cruzamento da arte com o entretenimento.

O CAMINHOS é uma oferta cultural de programação em rede, de acesso livre, que percorre os onze concelhos do Médio Tejo – Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha – e reforça a identidade territorial e a participação ativa da comunidade. O programa CAMINHOS insere-se no projeto Produtos Turísticos Integrados do Médio Tejo, cofinanciado pelo FEDER através do Centro2030.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Bernardo Santareno recordado na Escola Sá da Bandeira

Bernardo Santareno vai ser recordado na Escola Secundária de Sá da Bandeira,…

Quarto Ciclo de Jazz no Centro Cultural do Entroncamento

Um concerto de João Ventura e Diogo Batalha abre sábado à noite,…

Mercado de Natal no Centro Cultural do Entroncamento

A Câmara do Entroncamento promove no próximo sábado e domingo, 21 e…

Jardim-Horto de Camões reabre com limitações

O Jardim-Horto de Camões, em Constância, vai reabrir na próxima segunda-feira, 4…