É a partir da Startup Santarém que a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém está a dinamizar, desde o dia 25 de junho, mais uma edição do Programa de Aceleração de Ideias de Negócio. A iniciativa, que está a decorrer simultaneamente em modo presencial e online, pretende capacitar os empreendedores a transformar as suas ideias em negócios viáveis. Estão a participar 30 empreendedores de vários pontos do distrito e do país.

O programa de capacitação empresarial, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, contempla uma abordagem personalizada e orientada para a prática, onde os empreendedores são guiados por um percurso que trabalha o desenvolvimento e aperfeiçoamento da sua ideia de negócio, pretendendo-se, no final do programa, que as ideias dos participantes estejam prontas para a implementação no mercado.

O apoio oferecido, totalmente gratuito, inclui mentoria especializada e workshops, visando o desenvolvimento de ideias criativas e a preparação de projetos empresariais robustos e alinhados com as necessidades do mercado.

A primeira sessão, decorrida na manhã do dia 25 de junho, teve como tema “Kickoff: iniciação ao empreendedorismo e intra-empreendedorismo”, sessão de capacitação que deu a conhecer ao conjunto de três dezenas de empreendedores participantes, o conceito de empreendedorismo, as características do empreendedor, bem como a importância de desenvolver o intra-empreendedorismo, estratégia que tem como principal objetivo estimular a atividade empreendedora entre os colaboradores de uma empresa, dando-lhes margem para o desenvolvimento das suas próprias ideias e, com isso, aumentar a capacidade de inovação e competitividade.

Após esta primeira sessão, o programa decorre até 11 de julho, com sessões de capacitação duas vezes por semana, cobrindo uma variedade de tópicos essenciais para o sucesso empresarial. Esta semana, dia 27, decorre o workshop sobre “Desenvolvimento do modelo de negócio”. Em julho, estão calendarizadas as ações sobre “Lançamento e refinamento do modelo de negócio”, “Estratégias de marketing e crescimento”, “Pitching e storytelling”, “Networking para o sucesso” e “Finanças para empreendedores: do planeamento ao investimento”, num calendário onde os empreendedores serão equipados com as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios do mundo empresarial contemporâneo, incluindo a preparação para apresentação da ideia / negócio a potenciais investidores.

Com mais esta edição do programa de aceleração de ideias de negócio, a NERSANT reforça o seu compromisso para com o apoio ao empreendedorismo e a criação de empresas na região. De referir que esta edição do Programa de Aceleração de Ideias, de nome Vale Incubadoras, é financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, estando a decorrer em parceria com o Instituto Politécnico de Santarém e o ISLA Santarém.

Leia também...

Sindicato de hotelaria e restauração do Centro denuncia exploração de trabalhadores

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares…

Ponte Rainha Dona Amélia vai ter intervenção de um milhão de euros

A Infraestruturas de Portugal anunciou hoje o lançamento do concurso da empreitada…
Foto de arquivo

Militar ferido com gravidade em explosão no Polígono Militar de Tancos

Um militar sofreu ferimentos graves na sequência de uma explosão ocorrida esta…

Mais de 20 PME de Santarém com apoio comunitário de 1,5 milhões de euros

Vinte e quatro pequenas e médias empresas (PME) da região de Santarém…