A programação “Verão In.Santarém… É um Espanto!”, que começou a 21 de Junho, termina sábado, dia 22 de Setembro, com iniciativas como uma performance do actor Carlos Oliveira e a inauguração da exposição da RAS – Residência Artística de Santarém.

A edição de 2018 da programação de Verão no centro histórico de Santarém, que é dinamizada pelo município em colaboração com uma centena de entidades e agentes culturais, contou com “mais de uma centena de actividades”, afirma uma nota da Câmara Municipal.

Na sexta-feira e no sábado, à noite, o actor Carlos Oliveira leva à cena, no Teatro Sá da Bandeira, a performance “Proposições”, uma “coreografia de relações entre um performer e um colectivo de espectadores”, que se propõe ser “uma experiência social que faz uso das mecânicas do evento teatral para revelar como este condiciona a percepção”.

O espectáculo contou com os apoios da Incubadora D’Artes de Santarém, do Centro de Referência da Dança de São Paulo (Brasil), do Programa de Artistas em Residência e do GEN – Centro de Artes y Ciência, ambos de Montevideu (Uruguai), e ainda das fundações GDA e Calouste Gulbenkian e da Direcção-Geral das Artes.

No sábado de manhã, o rancho folclórico da Ribeira de Santarém actua nas ruas do centro histórico, fechando a programação deste ano do projecto “In.Tradição”, organizado conjuntamente com o Inatel, enquanto, no jardim das Portas do Sol, há uma aula de yoga pela Federação Portuguesa de Yoga e animação desportiva para os mais jovens.

À tarde, no Palácio Landal, Tiago Fróis falará sobre as “Oficinas do Convento”, de Montemor-o-Novo, e do seu projecto artístico, que inclui eventos como o festival Ananil e o festival Cidade PreOcupada, “assim como ciclos de programação associados à criação artística contemporânea, à Paisagem e ao Lugar, em constante relação com o desenvolvimento social integrado da comunidade”.

À noite, os participantes na 2.ª RAS – Residência Artística de Santarém, provenientes de diferentes áreas artísticas, apresentam os trabalhos realizados ao longo da última semana sob o tema “Memórias”, numa exposição que estará patente até dia 29 no Fórum Actor Mário Viegas, no Centro Cultural Regional de Santarém.

As iniciativas desta edição da RAS incluem a pintura de um mural, a realização de uma “escultura social”, realizada em atelier e posteriormente espalhada pela cidade com a interacção do público, uma apresentação de ‘videomaping’ artística, uma aula com o projecto “Incluir”, um concurso de contos, com o premiado a ser divulgado sábado, e um passeio pela cidade com ‘urbansketching’, entre outras iniciativas.

Sábado será o último dia para visitar a exposição “Como eu vi Santarém”, resultante do I Pictorin | Encontro Internacional de Artistas Plásticos em Santarém, no W Shopping e no Centro Cultural Regional de Santarém, com trabalhos dos artistas plásticos participantes, oriundos da Dinamarca, Inglaterra, França, Rússia, Polónia e Portugal.

Até domingo, no Palácio Landal, está patente a exposição colectiva com obras de pintura, desenho e escultura de todos os artistas que participaram no projecto In.Artes desde o início da programação “Verão In.Santarém… É um Espanto!”, em 2015.

Até dia 30, estará ainda aberta ao público a exposição “As pedras testemunhas silenciosas”, de Carlos Amado, Fernanda Narciso e Mário Rodrigues, nas lojas números 35 e 60 da Rua Serpa Pinto.

Leia também...

Exposição “Esses Azuis, Mário” no Fórum Mário Viegas

O Fórum Mário Viegas, do Centro Cultural Regional de Santarém, recebe, de…

Almeirim recebe Fórum Nacional de Arbitragem

A cidade de Almeirim recebeu no sábado e domingo, 12 e 13…

Tenente Coronel da GNR morre aos 49 anos vítima de ataque cardíaco

Pedro Frota, Tenente Coronel da GNR residente em Samora Correia morreu na…

‘Rutter Magnificat’ une Conservatório de Música de Santarém e Concórdia Música em duplo concerto de Natal

‘Rutter Magnificat’ é o duplo concerto de natal que o Conservatório de…